You are here
Home > Sem categoria > Economia não é a única culpada pela crise nas empresas, mas é a falta de estratégias empresariais que  leva companhias ao fracasso

Economia não é a única culpada pela crise nas empresas, mas é a falta de estratégias empresariais que  leva companhias ao fracasso

Muitos empresários preferem culpar a economia pelo fracasso dos seus negócios, quando na verdade a ausência de estratégias é hoje o principal motivo apontado para a crise nas empresas. De acordo com o professor e especialista em Gestão Estratégica, Leandro Aparecido da Silva, o planejamento estratégico visa distinguir e diferenciar um negócio dos seus concorrentes. Quanto à estratégia, ela não deve ser confundida com vontade, visão, aprendizado ou como membro de um todo. E também, ao contrário do que muitos afirmam, não deve ser secreta e abranger somente a alta gerência. Ela necessita ser aberta, e largamente anunciada em todos os níveis dentro da organização.

Para que a estratégia seja eficaz, é necessário que haja líderes que compreendam o que está acontecendo no mundo em tempo real. Esses líderes devem remodelar a empresa de forma que ela possa reagir da melhor maneira às adversidades do mundo globalizado.

Um grande erro que o gestor pode cometer é ter a pretensão de administrar uma empresa em direção ao futuro, sem entender o impacto comercial, político e social da economia global e os danos que isso pode causar as ações de sua organização.

Uma estratégia empresarial eficaz é aquela que a empresa consegue obter vantagens competitivas sobre seus competidores a um preço que seja oportuno. Por fim, não bastam apenas planilhas e documentos, também é necessário esforço da equipe e vontade única de crescer. Muitos planos estratégicos definidos no início de cada ano não saem do papel e isso, segundo especialistas, demonstra falta de planejamento e foco por parte do gestor ou do corpo diretivo da empresa. O mesmo se aplica a companhias que focam apenas na sua participação de mercado, esquecendo-se de que realmente o que as mantêm é o lucro.

mirian
Sobre a Mirian Gasparin Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top