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Para obter sucesso uma marca precisa de boas e verdadeiras conexões com seus clientes e futuros consumidores

Até dez anos atrás, os empresários sonhavam em ver a marca de sua empresa estampada num grande outdoor em rua ou rodovia bem movimentada. Naquela época, será que algum empresário pensava em colocar uma fotografia meia boca ou uma mensagem mais ou menos? É claro que não. Para fazer este trabalho eram contratados bons profissionais da publicidade e os melhores fotógrafos, para que as imagens falassem o melhor do produto ou do serviço que estava sendo divulgado. Hoje, a bola da vez são as redes sociais, que nada mais são do que grandes outdoors expostos para o mundo.

Para fazer este caminho de evolução corretamente, não se pode deixar de observar que a comunicação digital, deve estar em sintonia com o discurso presencial e vice-versa. Vamos imaginar um empresário em um evento diante de várias pessoas, ou mesmo no seu estabelecimento, ou ainda em uma reunião de negócios, prospectando clientes, falando que seus produtos ou serviços são de boa qualidade. Porém, quando o futuro cliente abre a tela do smartphone e digita o nome da marca vê que o discurso não se sustenta. Ou, ainda que produto na web está em alta performance, mas quando ele é entregue, não é nada daquilo que foi vendido. Em ambos os casos a situação é complicada e vai causar muita confusão e dor de cabeça. Portanto, muito cuidado para não passar uma mensagem ou conteúdo equivocado nas redes sociais ou sites.

A verdade é que uma marca para obter sucesso precisa de boas e verdadeiras conexões com seus clientes e futuros consumidores. A primeira coisa que precisa ser feita antes de se pensar em qualquer tipo de conteúdo, é conhecer o perfil do cliente ideal. Usar vídeos em redes sociais é uma boa medida e possui alcance muito maior do que a postagem de um link ou de uma foto.

O segundo ponto importante é conquistar as pessoas pela emoção. Sabendo o que é importante para a sua audiência, é bom analisar quais os conteúdos, que dentro do segmento de atuação podem tocar na emoção dos clientes. O terceiro item é que um conteúdo de sucesso nas redes sociais tem que ser uma “moeda social”. Ou seja, as pessoas precisam ver valor na postagem independente do formato (seja ela um vídeo, um link, ou uma foto). Se algo trouxer valor, certamente irão compartilhar a postagem.

Por fim, muito cuidado com as imagens e com os textos. Aquele velho ditado que “uma imagem vale mais do que mil palavras” é real. As imagens ajudam a vender o conteúdo. Por isso, preparar imagens atraentes e bonitas é primordial para ter um conteúdo de sucesso nas redes sociais. Já o texto deve ser impecável e não se admitem erros de português ou grafia. Quanto mais completo for o texto, maior valor ele vai gerar para os clientes.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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