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TOTVS lança nova plataforma de CRM com foco em inteligência comercial

Uma plataforma inédita no mercado, inteligente e repleta de recursos para aumentar a produtividade do time comercial, a retenção de clientes e melhorar a participação no mercado. Este é o TOTVS MasterSales, uma aplicação disruptiva, flexível e ofertada na nuvem, no modelo de serviço (SaaS), que chega ao mercado para potencializar a sua estratégia de marketshare – acessível para qualquer porte, do SMB às grandes empresas

Unindo o melhor de algumas tecnologias (como CRM, SFA, B2B, geolocalização e inteligência comercial), a plataforma entrega na palma da mão um verdadeiro cockpit com todos os dados e ações necessários para fazer uma gestão comercial eficiente. Para uma maior eficiência operacional, o TOTVS MasterSales permite integrações com mais de 100 ERPs diferentes de mercado e a algumas entidades, como IBGE e Serasa (que apoiam no mapeamento de leads e oportunidades), além de contar com um olhar especialista para diferentes segmentos, que evitam a necessidade de customizações.

O uso de plataformas que se acoplam ao ERP, deixando o sistema de gestão como o núcleo responsável pelas regras de negócio da empresa, é uma estratégia em curso na TOTVS e parte de sua visão de futuro. Desde 2013, a companhia vem evoluindo esse conceito com novos produtos, como o fluig (para digitalização completa das empresas), a Carol (para inteligência artificial e dados) e, mais recentemente, a Bema, plataforma de IoT.

Com o uso da solução, a empresa consegue entender onde está posicionada e o que é necessário para aumentar vendas, além de outros processos fundamentais, como a retenção de clientes e o gerenciamento das equipes de vendas, passam a fluir de forma muito natural e sistematizada. O TOTVS MasterSales é isso e um pouco mais – ele tem inteligência embarcada, capaz de analisar as informações e mostrá-las em dashboards de indicadores estratégicos.

Estudo realizado na base de clientes, mostrou que a plataforma trouxe melhorias significativas. No nível gerencial, por exemplo, gastavam-se, em média, 32 horas por mês na consolidação dos relatórios – o que passou a ser feito em apenas 4 horas, uma redução de 87,5%. Já o tempo em atendimento a clientes, que era de 6,5 horas por dia, aumentou para 8 horas, com 23% de produtividade a mais para as equipes. Nas vendas diretas, o crescimento foi de 9%, com margem de contribuição 1,35% maior. A retenção de clientes também subiu, de 76% para 81%.

“Os acontecimentos recentes que acometeram a todo o país deixaram em evidência os desafios enfrentados por todos os players da cadeia de abastecimento todos os dias. Some isso à jornada de transformação digital que o mundo dos negócios está exigindo das empresas, o que torna indispensável um melhor controle e tomadas de decisões embasadas em dados de qualidade e análises inteligentes”, comenta Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

Acompanhe abaixo os principais benefícios da solução:

– Aumentar a produtividade do time comercial: as oportunidades de negócios, que antes passavam despercebidas, passam a se tornar visíveis, em dashboards inteligentes. Em tempo real, consegue-se observar os indicadores em mapas coloridos, que apontam onde a equipe comercial deve potencializar os seus esforços. Para o nível gerencial, também é possível acompanhar todos os vendedores, os seus respectivos percentuais de vendas e as suas projeções de meta – ou, ainda, fazer um recorte pela rentabilidade, para identificar os profissionais que trazem mais margem para a empresa. O objetivo é permitir uma gestão efetiva e mais próxima das equipes.

– Melhorar a retenção de clientes: entender a movimentação dos clientes (os que continuam comprando, os que deixaram de comprar e os novos) e a sua localização, passa a ser uma tarefa menos complicada e começa a contribuir para a estratégia de negócios da empresa. A tecnologia mostra, em curva ABC – do maior para o menor – os clientes que reduziram o seu volume de compras. Com essa base, o TOTVS MasterSales monta uma rota planejada, para colocar em prática um plano de visitas, em função da retenção desses clientes. Depois, o próprio sistema cruza os atendimentos que foram realizados, com os custos e os resultados obtidos no roteiro, determinando o sucesso das ações.

– Disseminar o customer success para toda a empresa: reter clientes requer, além do entendimento do histórico de vendas, informações completas sobre os clientes. Para isso, a solução coloca na palma da mão do vendedor, e de toda a companhia, um raio-X de todas as contas: os registros, títulos em aberto, quem são os contatos, a data do aniversário dos contatos e o hobby dessas pessoas, entre outras informações. Tudo para facilitar o dia a dia e promover melhores experiências para os clientes.

– Potencializar a rentabilidade das vendas: aumentar o ticket médio é um grande desafio. Para isso, o TOTVS MasterSales mudou o processo de fechamento das vendas – ele atua como um consultor, de qualquer lugar e em qualquer hora, ajudando o vendedor a definir o melhor mix de produtos para seu cliente. A plataforma tem inteligência para fazer uma análise completa sobre os produtos que diferentes perfis de clientes tendem a consumir e, com base nisso, monta uma lista de sugestões. O sistema destaca mercadorias e gera alertas de lançamentos, que fazem com que o vendedor passe por esses caminhos durante o fechamento (e, caso não o faça, justifique os motivos). Além disso, de forma bastante visual, a tela mostra um semáforo colorido, que dimensiona a rentabilidade do pedido, ajudando o profissional a identificar o limite da sua margem de lucro em uma negociação. Tudo para potencializar um importante momento – em que o cliente está disposto a fechar negócios.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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