TOTVS lança nova plataforma de CRM com foco em inteligência comercial

Uma plataforma inédita no mercado, inteligente e repleta de recursos para aumentar a produtividade do time comercial, a retenção de clientes e melhorar a participação no mercado. Este é o TOTVS MasterSales, uma aplicação disruptiva, flexível e ofertada na nuvem, no modelo de serviço (SaaS), que chega ao mercado para potencializar a sua estratégia de marketshare – acessível para qualquer porte, do SMB às grandes empresas

Unindo o melhor de algumas tecnologias (como CRM, SFA, B2B, geolocalização e inteligência comercial), a plataforma entrega na palma da mão um verdadeiro cockpit com todos os dados e ações necessários para fazer uma gestão comercial eficiente. Para uma maior eficiência operacional, o TOTVS MasterSales permite integrações com mais de 100 ERPs diferentes de mercado e a algumas entidades, como IBGE e Serasa (que apoiam no mapeamento de leads e oportunidades), além de contar com um olhar especialista para diferentes segmentos, que evitam a necessidade de customizações.

O uso de plataformas que se acoplam ao ERP, deixando o sistema de gestão como o núcleo responsável pelas regras de negócio da empresa, é uma estratégia em curso na TOTVS e parte de sua visão de futuro. Desde 2013, a companhia vem evoluindo esse conceito com novos produtos, como o fluig (para digitalização completa das empresas), a Carol (para inteligência artificial e dados) e, mais recentemente, a Bema, plataforma de IoT.

Com o uso da solução, a empresa consegue entender onde está posicionada e o que é necessário para aumentar vendas, além de outros processos fundamentais, como a retenção de clientes e o gerenciamento das equipes de vendas, passam a fluir de forma muito natural e sistematizada. O TOTVS MasterSales é isso e um pouco mais – ele tem inteligência embarcada, capaz de analisar as informações e mostrá-las em dashboards de indicadores estratégicos.

Estudo realizado na base de clientes, mostrou que a plataforma trouxe melhorias significativas. No nível gerencial, por exemplo, gastavam-se, em média, 32 horas por mês na consolidação dos relatórios – o que passou a ser feito em apenas 4 horas, uma redução de 87,5%. Já o tempo em atendimento a clientes, que era de 6,5 horas por dia, aumentou para 8 horas, com 23% de produtividade a mais para as equipes. Nas vendas diretas, o crescimento foi de 9%, com margem de contribuição 1,35% maior. A retenção de clientes também subiu, de 76% para 81%.

“Os acontecimentos recentes que acometeram a todo o país deixaram em evidência os desafios enfrentados por todos os players da cadeia de abastecimento todos os dias. Some isso à jornada de transformação digital que o mundo dos negócios está exigindo das empresas, o que torna indispensável um melhor controle e tomadas de decisões embasadas em dados de qualidade e análises inteligentes”, comenta Angela Gheller Telles, diretora dos segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

Acompanhe abaixo os principais benefícios da solução:

– Aumentar a produtividade do time comercial: as oportunidades de negócios, que antes passavam despercebidas, passam a se tornar visíveis, em dashboards inteligentes. Em tempo real, consegue-se observar os indicadores em mapas coloridos, que apontam onde a equipe comercial deve potencializar os seus esforços. Para o nível gerencial, também é possível acompanhar todos os vendedores, os seus respectivos percentuais de vendas e as suas projeções de meta – ou, ainda, fazer um recorte pela rentabilidade, para identificar os profissionais que trazem mais margem para a empresa. O objetivo é permitir uma gestão efetiva e mais próxima das equipes.

– Melhorar a retenção de clientes: entender a movimentação dos clientes (os que continuam comprando, os que deixaram de comprar e os novos) e a sua localização, passa a ser uma tarefa menos complicada e começa a contribuir para a estratégia de negócios da empresa. A tecnologia mostra, em curva ABC – do maior para o menor – os clientes que reduziram o seu volume de compras. Com essa base, o TOTVS MasterSales monta uma rota planejada, para colocar em prática um plano de visitas, em função da retenção desses clientes. Depois, o próprio sistema cruza os atendimentos que foram realizados, com os custos e os resultados obtidos no roteiro, determinando o sucesso das ações.

– Disseminar o customer success para toda a empresa: reter clientes requer, além do entendimento do histórico de vendas, informações completas sobre os clientes. Para isso, a solução coloca na palma da mão do vendedor, e de toda a companhia, um raio-X de todas as contas: os registros, títulos em aberto, quem são os contatos, a data do aniversário dos contatos e o hobby dessas pessoas, entre outras informações. Tudo para facilitar o dia a dia e promover melhores experiências para os clientes.

– Potencializar a rentabilidade das vendas: aumentar o ticket médio é um grande desafio. Para isso, o TOTVS MasterSales mudou o processo de fechamento das vendas – ele atua como um consultor, de qualquer lugar e em qualquer hora, ajudando o vendedor a definir o melhor mix de produtos para seu cliente. A plataforma tem inteligência para fazer uma análise completa sobre os produtos que diferentes perfis de clientes tendem a consumir e, com base nisso, monta uma lista de sugestões. O sistema destaca mercadorias e gera alertas de lançamentos, que fazem com que o vendedor passe por esses caminhos durante o fechamento (e, caso não o faça, justifique os motivos). Além disso, de forma bastante visual, a tela mostra um semáforo colorido, que dimensiona a rentabilidade do pedido, ajudando o profissional a identificar o limite da sua margem de lucro em uma negociação. Tudo para potencializar um importante momento – em que o cliente está disposto a fechar negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *