You are here
Home > Curso > Varejo Mais em Ação tem inscrições abertas em Pontal do PR

Varejo Mais em Ação tem inscrições abertas em Pontal do PR

Comerciantes de micro e pequenos negócios de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, têm a oportunidade de iniciar um processo de melhoria da competitividade e profissionalização da gestão empresarial, neste mês de julho. O Sebrae/PR e a Fecomércio PR, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município (ACIAPAR), lançaram, na noite desta quarta-feira (11), o Programa Varejo Mais em Ação. O objetivo é oportunizar ao comércio varejista local se diferenciar diante das necessidades do consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas.

O prazo para adesão no Programa, que tem 30 vagas, é 19 de julho. A partir dessa data, o grupo de empresários vai passar por um processo de diagnóstico, capacitação e melhorias, com duração de dois meses e meio. O primeiro passo é um autodiagnóstico do atendimento, estrutura física da loja e gestão (de pessoas, processos, financeiro e marketing). Depois, os empresários passam por uma oficina conjunta de visual de loja, seguida de consultoria individual sobre o tema. A próxima etapa é uma oficina de finanças, também finalizada com consultoria. O programa termina com uma palestra sobre atendimento e vendas, ministrada pelo Senac.

“Com isso, os comerciantes terão dado o primeiro passo em um processo de profissionalização. A ideia é que eles entendam e enxerguem a jornada do cliente. Os pequenos negócios têm a vantagem da proximidade do consumidor, então, podem usar isso para oferecer uma experiência diferenciada, agregando serviços e atendimento personalizado”, aponta a consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, gestora do Programa em Curitiba e Região Metropolitana.

No lançamento, os comerciantes presentes puderam ter insights de melhorias com a palestra do Sebrae/PR “Os novos desafios do comércio varejista”. “As tendências tecnológicas e o comportamento do consumidor são pontos a serem observados. Hoje, por exemplo, existem multicanais de vendas, e muitas pessoas vão provar o tênis em uma loja para comprá-lo pela internet. Sabendo disso, o comerciante pode aproveitar para vender uma meia, um acessório, ou mostrar um benefício para que ele leve o tênis na hora”, explica Fernanda.

O diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, destaca que além de dos desafios que o comércio varejista normalmente enfrenta, os do litoral ainda precisam aprender a lidar com a sazonalidade própria de destinos turísticos. “O comerciante de Pontal tem uma demanda menor na maior parte do ano, e, no verão, vê-se diante de uma demanda extremamente alta. É fundamental trabalhar esse tipo de variável”, afirma. “Além disso, com os investimentos previstos para a região, como o novo Porto e a Faixa de Infraestrutura, haverá uma mudança no perfil de consumo, e é preciso estar preparado”, acrescenta.

De acordo com o presidente da ACIAPAR, Gilberto Espinosa, 98% dos 1,2 mil comércios de Pontal do Paraná são de micro e pequeno porte. “A principal necessidade é trabalhar apresentação, planejamento, controle do negócio e, sobretudo, um gerenciamento mais forte, com foco em variáveis. Esse Programa é fundamental para gerar um novo modelo, aproveitando o potencial de cada comércio, com foco na melhoria dos serviços e aumento das vendas”, defende.

Informações para se inscrever no Varejo Mais em Ação em Pontal do Paraná podem ser obtidas na ACIAPAR, pelo (41) 3458-1510.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top