Varejo Mais em Ação tem inscrições abertas em Pontal do PR

Comerciantes de micro e pequenos negócios de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, têm a oportunidade de iniciar um processo de melhoria da competitividade e profissionalização da gestão empresarial, neste mês de julho. O Sebrae/PR e a Fecomércio PR, com apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola do município (ACIAPAR), lançaram, na noite desta quarta-feira (11), o Programa Varejo Mais em Ação. O objetivo é oportunizar ao comércio varejista local se diferenciar diante das necessidades do consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas.

O prazo para adesão no Programa, que tem 30 vagas, é 19 de julho. A partir dessa data, o grupo de empresários vai passar por um processo de diagnóstico, capacitação e melhorias, com duração de dois meses e meio. O primeiro passo é um autodiagnóstico do atendimento, estrutura física da loja e gestão (de pessoas, processos, financeiro e marketing). Depois, os empresários passam por uma oficina conjunta de visual de loja, seguida de consultoria individual sobre o tema. A próxima etapa é uma oficina de finanças, também finalizada com consultoria. O programa termina com uma palestra sobre atendimento e vendas, ministrada pelo Senac.

“Com isso, os comerciantes terão dado o primeiro passo em um processo de profissionalização. A ideia é que eles entendam e enxerguem a jornada do cliente. Os pequenos negócios têm a vantagem da proximidade do consumidor, então, podem usar isso para oferecer uma experiência diferenciada, agregando serviços e atendimento personalizado”, aponta a consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, gestora do Programa em Curitiba e Região Metropolitana.

No lançamento, os comerciantes presentes puderam ter insights de melhorias com a palestra do Sebrae/PR “Os novos desafios do comércio varejista”. “As tendências tecnológicas e o comportamento do consumidor são pontos a serem observados. Hoje, por exemplo, existem multicanais de vendas, e muitas pessoas vão provar o tênis em uma loja para comprá-lo pela internet. Sabendo disso, o comerciante pode aproveitar para vender uma meia, um acessório, ou mostrar um benefício para que ele leve o tênis na hora”, explica Fernanda.

O diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, destaca que além de dos desafios que o comércio varejista normalmente enfrenta, os do litoral ainda precisam aprender a lidar com a sazonalidade própria de destinos turísticos. “O comerciante de Pontal tem uma demanda menor na maior parte do ano, e, no verão, vê-se diante de uma demanda extremamente alta. É fundamental trabalhar esse tipo de variável”, afirma. “Além disso, com os investimentos previstos para a região, como o novo Porto e a Faixa de Infraestrutura, haverá uma mudança no perfil de consumo, e é preciso estar preparado”, acrescenta.

De acordo com o presidente da ACIAPAR, Gilberto Espinosa, 98% dos 1,2 mil comércios de Pontal do Paraná são de micro e pequeno porte. “A principal necessidade é trabalhar apresentação, planejamento, controle do negócio e, sobretudo, um gerenciamento mais forte, com foco em variáveis. Esse Programa é fundamental para gerar um novo modelo, aproveitando o potencial de cada comércio, com foco na melhoria dos serviços e aumento das vendas”, defende.

Informações para se inscrever no Varejo Mais em Ação em Pontal do Paraná podem ser obtidas na ACIAPAR, pelo (41) 3458-1510.

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