Com medidas simples é possível neste momento de retração econômica aumentar o faturamento sem elevar os custos e despesas

O objetivo de todo empresário é aumentar o faturamento do seu negócio sem que haja uma elevação dos custos e das despesas. E isso é simples de ser conseguido, mesmo em um período de retração econômica, como estamos enfrentando já há algum tempo. Basta adotar algumas estratégias.

O primeiro passo para aumentar o faturamento sem ter que realizar investimentos é reduzir os custos fixos. Para tal é importante fazer uma análise de todos custos da empresa, avaliando aqueles que geram mais despesas. Por exemplo, dá para desenvolver uma campanha interna com os colaboradores visando a redução do consumo de energia elétrica, apagando as luzes, desligando as telas dos computadores e o ar-condicionado no fim do expediente. No caso da telefonia, a opção é negociar planos mais interessantes, conforme as necessidades de cada negócio.

Outra estratégia é identificar as oportunidades de novas vendas para os clientes atuais. Ao investir em conhecer melhor nos seus clientes, estabelecendo um relacionamento mais próximo, é possível aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento da empresa sem precisar mexer nos investimentos. Isso por que, como eu tenho falado o Custo de Aquisição de Clientes pode ser até sete vezes maior do que reter os já existentes.

Para os empresários que não têm recursos para investir, mas precisam aumentar o faturamento da empresa, uma opção é o marketing digital. Além dos resultados serem mais facilmente mensuráveis, o marketing digital tem como vantagem a necessidade de investimentos menores que nas ações tradicionais e um alcance maior. Outra questão relevante é que se começa investindo pouco e dá para aumentar o orçamento de acordo com o retorno sobre o investimento realizado.

Já para tornar a marca mais conhecida, se relacionar com novos consumidores e torná-los clientes, uma opção barata é aproveitar os benefícios da internet.

Por fim, é fundamental o investimento em treinamentos. Uma equipe qualificada, certamente, trará mais resultados. Por isso, é importante investir na capacitação dos funcionários, assim como na estruturação de processos de venda que possam reduzir custos de operação. Para os treinamentos existem diversas opções para ter grande retorno com baixo investimento. Por exemplo, dá para usar os funcionários que mais se destacam para identificar o que gera mais resultados, transformar isso em treinamento e processos e aplicar aos demais colaboradores.

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