You are here
Home > Economia > Economistas orientam a população para o consumo consciente

Economistas orientam a população para o consumo consciente

Dia 13 de agosto é o Dia do Economista. Em comemoração a essa data, o CORECONPR promove ações em diversas regiões do Estado para destacar a importância do economista para a sociedade, levando serviços gratuitos para a população, com o objetivo de auxiliar no planejamento doméstico. As atividades do EnTenda de Economia acontecem durante este mês, por meio da distribuição da cartilha “EnTenda de Economia: Dicas para o Consumo Consciente” e orientações sobre negociação de dívidas, dicas de investimentos, entre outras.

A ação envolve economistas, professores de economia e acadêmicos dos cursos de economia de diversas instituições de ensino superior do Estado, para sanar dúvidas dos mais variados assuntos ligados ao tema, em tendas instaladas em regiões centrais.

As cidades de Maringá e Foz do Iguaçu irão realizar o EnTenda de Economia no dia 13 de agosto. Em Maringá, o atendimento inicia às 10 horas e vai até às 16 horas, na Praça Raposo Tavares. Nesta cidade, haverá um grande mutirão, mobilizando diversas entidades em prol do bem-estar financeiro da população. Economistas, professores e acadêmicos dos cursos de economia da Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Cidade Verde e UniCesumar vão distribuir a cartilha e orientar a comunidade para o consumo consciente.

A população poderá fazer consultas ao SPC (ACIM) e obter informações sobre o Nota Paraná e sua restituição de créditos através das compras com notas fiscais. O Procon estará prestando atendimento e orientações para pessoas endividadas e com problemas para negociar com bancos, que poderão ter o apoio do órgão como intermediador. A Agência do Trabalhador estará presente divulgando vagas para o mercado de trabalho. A agência PROE aproveitará o evento para divulgar vagas de estágios. A ABRH irá auxiliar as pessoas que passarem pela tenda com dicas para a elaboração de currículos. A Caixa Aqui prestará esclarecimentos sobre o “Minha Casa, Minha Vida” e a Prefeitura Municipal de Maringá, será representada no evento pela Secretaria de Serviços Públicos. Também participa a Secretaria de Educação.

O Programa Bom Negócio Paraná vai abrir uma turma com curso de qualificação gratuita, especialmente para o evento. Os empresários e pessoas físicas também poderão consultar linhas de créditos e opções de investimentos com entidades de crédito que estarão no evento, como a Noroeste Garantias, Sicredi e Coopercred. A BV Financeira vai participar para esclarecer informações sobre financiamentos de automóveis e também renegociar dívidas.

Em Foz do Iguaçu, professores e estudantes de economia vão fazer um evento itinerante pelas principais ruas da cidade, distribuindo a cartilha “EnTenda de Economia: Dicas para o Consumo Consciente” e conversando com a população, no horário das 9h às 17h.

18 de agosto – Toledo

Em Toledo, a ação acontecerá no dia 18 de agosto, das 8h30 às 13h, na Praça Willy Barth, Centro. O Atendimento será voltado para a população em geral, empresas e todos os interessados que estiverem circulando pelo Centro. A ação envolverá professores e estudantes de economia. Além de dicas sobre o orçamento doméstico, as pessoas que passarem pelo local poderão contar com outros serviços, como a consulta ao SPC, ofertada pela Associação Comercial e Industrial de Toledo, entidade que também irá divulgar vagas disponíveis para estudantes.

O público encontrará também uma oficina de educação financeira que será apresentada pelo Sicredi, voltada para jovens e adultos. Ainda em Toledo, terá a apresentação do projeto Bom Negócio Paraná, que oferece na cidade cursos de capacitação, orientação gerencial e consultorias gratuitas, para micro e pequenos empresários. Outro serviço será ofertado pelos alunos do curso de medicina da UFPR/Campus Toledo, com orientação sobre cuidados com a saúde.

25 de agosto – Francisco Beltrão

No dia 25 de agosto, o EnTenda de Economia será em Francisco Beltrão, na Praça Central (Eduardo Suplicy), das 8h30 às 12 horas. Professores e alunos da Unioeste farão a entrega da Cartilha para a população e irão prestar esclarecimentos sobre o tema.

Cartilha EnTenda de Economia

Em todas as cidades que acontece o evento, o público poderá retirar gratuitamente, na tenda, a cartilha “EnTenda de Economia: dicas para o consumo consciente”, que está em sua 9ª edição e traz uma orientação completa para auxiliar o consumidor no planejamento eficiente dos seus gastos. A cartilha foi elaborada pelos alunos e professores de economia da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o CORECONPR, em 2009. Ela conta também com conteúdo voltado para educação econômica infantil, elaborado por alunos de economia das Faculdades Santa Cruz.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top