You are here
Home > Trabalho/Emprego > Passar por várias empresas ou ter anos na mesma companhia? O que é melhor para o currículo?

Passar por várias empresas ou ter anos na mesma companhia? O que é melhor para o currículo?

O tempo de permanência na empresa é uma questão que ainda preocupa os profissionais brasileiros. Pesquisa recente realizada pela Randstad, empresa holandesa de soluções em RH, elencou as razões que fazem o trabalhador não trocar de emprego. A remuneração, o ambiente de trabalho e a estabilidade são os principais fatores que contribuem para essa decisão. Já a progressão na carreira aparece apenas em quarto lugar.

O engenheiro químico Almyr Fernandes ingressou na multinacional Bayer há quase 30 anos, como estagiário na área. Hoje é gerente de produção e acredita que não é prejudicial ter experiência em apenas uma ou duas organizações. “As vantagens de se trabalhar muito tempo em uma mesma empresa é que seus conhecimentos se tornam mais úteis e importantes, contribuindo para novos projetos e avanços, que também enriquecem um currículo. Entretanto, é essencial trabalhar em uma empresa como a Bayer, que oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, assim como desafios constantes”.

Por outro lado, brasileiros ficam receosos sobre acumular experiências curtas em diversas empresas. A consultoria Catho desmistifica: hoje, o tempo de permanência nos empregos tende a ser menor. Os recrutadores priorizam apresentações claras e objetivos de histórico profissional, sem esquecer os dados de contato completos e visíveis.

Cláudia Moreira atua com gerenciamento de projetos e acumula diversas empresas em seu currículo, como White Martins, Intertechma, Oi e Linde Gases. Hoje está na Bayer e aconselha que as pessoas considerem, em primeiro lugar, o crescimento profissional. “O importante é permanecer nas empresas pelo tempo em que o desenvolvimento e os desafios ainda existam. A mudança vem da necessidade de crescer e aprender, gerando satisfação. Normalmente, cursos profissionalizantes não têm o mesmo peso do que as experiências de trabalho. É preciso estar inserido no mundo corporativo para entender a verdadeira essência das necessidades do negócio”.

Veja 8 dicas para tornar um currículo eficiente:

1. Seja claro, objetivo e organizado ao descrever as informações;

2. Apresente o histórico de desenvolvimento de carreira e os principais projetos em que esteve envolvido;

3. Não esqueça de inserir dados de contato atualizados e completos, como endereço, e-mail, telefone e celular;

4. Não deixe de indicar o objetivo profissional, que deve ser direto;

5. Revise o texto para corrigir possíveis erros de português, pois currículos com esse tipo de falha dificilmente passam pela triagem dos selecionadores;

6. Não minta, pois pode trazer uma imagem negativa quando estiver no período de entrevista;

7. Não é necessário mencionar qualidades pessoais como “pessoa otimista, organizada, comunicativa e pró-ativa”, já que essas características são avaliadas em etapas presenciais e podem tornar o currículo extenso;

8. Por fim, importante lembrar que informações adicionais devem ser discutidas apenas no contato pessoal, ou seja, na entrevista.

mirian
Sobre a Mirian Gasparin Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top