
Preocupações com o cenário eleitoral brasileiro e o fortalecimento da economia dos Estados Unidos são algumas das causas da alta do dólar que vem acontecendo nos últimos seis meses. A moeda americana já ultrapassa a faixa dos R$ 4,00. Um levantamento do KAYAK, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, revela que esse processo levou a um crescimento de 31% na procura por destinos nacionais desde abril e elenca os 15 destinos que mais têm crescido em buscas – quase todos nacionais ou na América do Sul.
Fortaleza e Porto Alegre são os principais destaques nacionais, já que tiveram um crescimento muito alto para destinos que já tinham uma base consolidada de buscas – outras capitais, no entanto, não ficaram muito atrás. Bariloche e Santiago aparecem principalmente em função do turismo de inverno e temporada de esqui.
“O ranking revela que os brasileiros estão aproveitando a alta do dólar para apostar em destinos nacionais e na América do Sul, que são menos dolarizados e, por isso, estão mais baratos”, afirma Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil. “Ao contrário do que se poderia pensar, não estamos deixando de viajar, mas mudando o perfil de nossas viagens”.
Lisboa é o único destino fora da América do Sul a aparecer no levantamento – ainda assim, na última posição. Houve um “boom” de brasileiros na cidade no último ano, por uma série de fatores: a facilidade da língua comum, preços mais atraentes em relação a outros destinos na Europa e um forte investimento do turismo de Portugal para atrair turistas. “Com o grande volume de turistas é possível que a cidade encareça nos próximos anos, o que pode levar a uma estabilização na ida de brasileiros para lá”, completa Fleury.
Para quem está planejando uma viagem internacional de final de ano, a data ideal para a compra de passagens já começou: com três a quatro meses de antecedência é possível garantir uma economia de até 15% no preço das passagens. Já escolheu um destino para a sua próxima viagem? Programe um Alerta de Preços para receber avisos sobre oscilações e escolher a melhor data para comprar sua passagem!