You are here
Home > Economia > Alta do dólar aumenta em 31% as buscas por destinos nacionais

Alta do dólar aumenta em 31% as buscas por destinos nacionais

Preocupações com o cenário eleitoral brasileiro e o fortalecimento da economia dos Estados Unidos são algumas das causas da alta do dólar que vem acontecendo nos últimos seis meses. A moeda americana já ultrapassa a faixa dos R$ 4,00. Um levantamento do KAYAK, maior ferramenta de planejamento de viagens do mundo, revela que esse processo levou a um crescimento de 31% na procura por destinos nacionais desde abril e elenca os 15 destinos que mais têm crescido em buscas – quase todos nacionais ou na América do Sul.

Fortaleza e Porto Alegre são os principais destaques nacionais, já que tiveram um crescimento muito alto para destinos que já tinham uma base consolidada de buscas – outras capitais, no entanto, não ficaram muito atrás. Bariloche e Santiago aparecem principalmente em função do turismo de inverno e temporada de esqui.

“O ranking revela que os brasileiros estão aproveitando a alta do dólar para apostar em destinos nacionais e na América do Sul, que são menos dolarizados e, por isso, estão mais baratos”, afirma Eduardo Fleury, Líder de Operações do KAYAK no Brasil. “Ao contrário do que se poderia pensar, não estamos deixando de viajar, mas mudando o perfil de nossas viagens”.

Lisboa é o único destino fora da América do Sul a aparecer no levantamento – ainda assim, na última posição. Houve um “boom” de brasileiros na cidade no último ano, por uma série de fatores: a facilidade da língua comum, preços mais atraentes em relação a outros destinos na Europa e um forte investimento do turismo de Portugal para atrair turistas. “Com o grande volume de turistas é possível que a cidade encareça nos próximos anos, o que pode levar a uma estabilização na ida de brasileiros para lá”, completa Fleury.

Para quem está planejando uma viagem internacional de final de ano, a data ideal para a compra de passagens já começou: com três a quatro meses de antecedência é possível garantir uma economia de até 15% no preço das passagens. Já escolheu um destino para a sua próxima viagem? Programe um Alerta de Preços para receber avisos sobre oscilações e escolher a melhor data para comprar sua passagem!

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top