Ao invés de ficarem se queixando que as vendas estão fracas, empresários devem analisar as causas da retração e buscarem soluções

Eu tenho conversado com muitos empresários, principalmente de pequeno porte, que estão muito preocupados com o comportamento das vendas e me perguntam: o que eu posso fazer se a minha empresa não está vendendo o suficiente?

A resposta, em primeiro lugar, é manter a calma. Todos sabem que ficar calmo num momento de dificuldade não é fácil, mas na verdade, uma mente preocupada não consegue analisar e avaliar a situação como se deve e, inclusive, corre o sério risco de tomar atitudes precipitadas.

O segundo passo é checar o mercado, os concorrentes e o público alvo que se quer atingir. Ou seja, ter uma visão ampla da situação atual é essencial, mas é preciso também encontrar soluções e criar estratégias para resolver os problemas que estão afetando as vendas. Entre os problemas que afetam as vendas está a falta de divulgação. Mesmo que o ditado de que “a propaganda é a alma do negócio” seja um consenso, ainda há muitos empresários que simplificam ou até negligenciam esse aspecto tão importante dos negócios. Mas é fundamental que os empresários estejam atentos a isso. Ainda mais nos dias de hoje, onde a divulgação pelas redes sociais e internet tem surtido um efeito muito grande. Entretanto, é preciso estar atento ao tipo público que a sua empresa deseja atingir, pois esse é o fator principal que vai determinar não só o tipo de divulgação e o meio, mas também a forma como ela será feita.

Outro problema bastante recorrente é com relação à equipe de vendas. Principalmente nessa época de crise, quando as empresas acabam trocando a sua mão-de-obra por outra mais barata, elas acabam perdendo qualidade ao contratar vendedores pouco experientes ou não qualificados, impactando negativamente nos resultados.

Por fim, mas com certeza, não menos importante, há a questão do público-alvo. A cada dia que passa, isso se torna mais importante e primordial, não só para o sucesso do produto/serviço, mas do negócio como um todo. Embora ainda existam empresas que acreditam que “atirar para todo lado” vai dar certo, ter um público definido já é um grande passo em direção ao sucesso.

É claro que é preciso ter muito cuidado na hora de definir quem o produto/serviço quer atingir, já que a escolha do público-alvo é uma etapa estratégica. Mas delimitar elementos-chave como faixa etária, sexo, renda média e região em que mora, podem fazer uma diferença considerável nas vendas, já que todos os esforços se direcionarão para o público certo, obtendo um retorno melhor e, certamente, maior.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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