Ao invés de ficarem se queixando que as vendas estão fracas, empresários devem analisar as causas da retração e buscarem soluções
Eu tenho conversado com muitos empresários, principalmente de pequeno porte, que estão muito preocupados com o comportamento das vendas e me perguntam: o que eu posso fazer se a minha empresa não está vendendo o suficiente?
A resposta, em primeiro lugar, é manter a calma. Todos sabem que ficar calmo num momento de dificuldade não é fácil, mas na verdade, uma mente preocupada não consegue analisar e avaliar a situação como se deve e, inclusive, corre o sério risco de tomar atitudes precipitadas.
O segundo passo é checar o mercado, os concorrentes e o público alvo que se quer atingir. Ou seja, ter uma visão ampla da situação atual é essencial, mas é preciso também encontrar soluções e criar estratégias para resolver os problemas que estão afetando as vendas. Entre os problemas que afetam as vendas está a falta de divulgação. Mesmo que o ditado de que “a propaganda é a alma do negócio” seja um consenso, ainda há muitos empresários que simplificam ou até negligenciam esse aspecto tão importante dos negócios. Mas é fundamental que os empresários estejam atentos a isso. Ainda mais nos dias de hoje, onde a divulgação pelas redes sociais e internet tem surtido um efeito muito grande. Entretanto, é preciso estar atento ao tipo público que a sua empresa deseja atingir, pois esse é o fator principal que vai determinar não só o tipo de divulgação e o meio, mas também a forma como ela será feita.
Outro problema bastante recorrente é com relação à equipe de vendas. Principalmente nessa época de crise, quando as empresas acabam trocando a sua mão-de-obra por outra mais barata, elas acabam perdendo qualidade ao contratar vendedores pouco experientes ou não qualificados, impactando negativamente nos resultados.
Por fim, mas com certeza, não menos importante, há a questão do público-alvo. A cada dia que passa, isso se torna mais importante e primordial, não só para o sucesso do produto/serviço, mas do negócio como um todo. Embora ainda existam empresas que acreditam que “atirar para todo lado” vai dar certo, ter um público definido já é um grande passo em direção ao sucesso.
É claro que é preciso ter muito cuidado na hora de definir quem o produto/serviço quer atingir, já que a escolha do público-alvo é uma etapa estratégica. Mas delimitar elementos-chave como faixa etária, sexo, renda média e região em que mora, podem fazer uma diferença considerável nas vendas, já que todos os esforços se direcionarão para o público certo, obtendo um retorno melhor e, certamente, maior.