You are here
Home > Marketing > Campanhas de influência se tornam uma realidade para as marcas

Campanhas de influência se tornam uma realidade para as marcas

Com objetivo de atrair consumidores, o marketing de influência é focado em realizar ações com pessoas públicas, que são referências no meio online. Estes profissionais compartilham com o público ideias, experiências e mensagens das marcas parceiras, influenciando seus seguidores na tomada de decisão. O propósito dessa forma de marketing é a imediação e confiança entre público e influenciador.

Um estudo do Journal of Consumer Research afirma que a maioria do público forma opinião sobre produtos e marcas com base nas informações passadas pelas pessoas que seguem nas mídias sociais. Foi dessa realizada que surgiu a influu, ecossistema para influenciadores digitais, que faz o intermédio dessas campanhas com estes criadores de conteúdo para a internet.

“Estratégias de marketing influência são eficientes, porque esse tipo de conteúdo gera empatia. O influenciador cria uma proximidade com seu público ao falar o que pensa, mostrar seu dia a dia e apresentar as marcas que se identifica, gerando uma relação de confiança”, pontua Talita Lombardi, dona do canal Menina Executiva e sócia da influu.

Confira abaixo alguns cases de sucesso entre marcas e influenciados, intermediados pela influu:

Piracanjuba

A Piracanjuba, empresa de alimentos, organizou uma campanha de marketing com influenciadores digitais para o Dia dos Pais. Foram selecionados três youtubers e o que se destaca na campanha é o fato da empresa ter escolhido influenciadores com menos de 200 mil inscritos em seus canais, mas que têm os temas de preferência da empresa ou da data comemorativa como conteúdo principal. O importante desse formato é saber realizar uma propaganda sem tornar o conteúdo chato. E, para isso, não é necessário esconder que aquele vídeo é patrocinado.

Smule

A Smule, empresa que desenvolve aplicativos voltados ao universo da música, tem como objetivo a performance da plataforma e o branding da marca. Para as campanhas foram selecionados 19 criadores do YouTube que produzem vlogs, vídeos de humor e paródias, como Uatafuke e Batom Atrevido. A meta, estipulada para ser alcançada em 15 dias, foi atingida em menos de uma semana. Foram 8.5M de views no YouTube e Instagram como resultado em duas semanas, com mais de 5 mil reproduções dos duetos no app.

Neffos (TPLink)

O marketing de influência é a principal estratégia para a marca de celulares de origem chinesa da TP-Link, a Neffos. Com apenas um ano de atuação no Brasil, a marca encontrou nos influenciadores digitais a forma mais adequada de propagar os produtos no país. No faturamento da marca, 70% é proveniente desse tipo de publicidade. Foram recrutados 10 youtubers de médio e grande porte, que abordam os segmentos de games e comédia, como Carne Moída TV, que possui mais de 1 milhão de inscritos no YouTube.

mirian
Sobre a Mirian Gasparin Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top