You are here
Home > Negócios > Academic Ventures vai aproximar a geração do conhecimento ao setor produtivo

Academic Ventures vai aproximar a geração do conhecimento ao setor produtivo

Muitas vezes o conhecimento gerado dentro de uma universidade fica circunscrito a ela própria – por inúmeras razões. Na outra ponta, o setor produtivo precisa estar invariavelmente criando e desenvolvendo soluções para atender os variados mercados. É justamente para aproximar essas duas partes que está sendo lançada, no próximo dia 10 de outubro, em Curitiba, a Academic Ventures.

A start up nasce com o compromisso de promover de forma eficaz o fluxo de transferência de conhecimento das universidades para as empresas, proporcionando uma conexão mais próxima entre educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para isso, irá assumir o papel de intermediária entre pesquisadores, laboratórios e instituições acadêmicas e os grandes desafios da indústria, do comércio / serviços e do agronegócio do Paraná.

A frente do projeto está o doutor em Administração pela Universidade de São Paulo-USP, Zaki Akel Sobrinho (foto), reitor da Universidade Federal do Paraná em duas gestões (2008-2012 e 2012-2016). Com sua competência técnica e prática, Akel irá conduzir uma equipe multidisciplinar de especialistas com habilidades na mediação de relações institucionais, diagnóstico, assessoria, treinamento e capacitação, gestão eficiente de projetos, suporte jurídico e monitoramento de resultados.

Para as instituições universitárias, a Academic Ventures funcionará como uma facilitadora para as agências de inovação, núcleos de pesquisas e fundações de apoio identificando projetos que tenham potencial de serem aproveitados e inseridos no mercado. Ao fomentar a missão original das universidades – a produção do conhecimento – a AV ajudará a captar recursos para essas instituições a partir das parcerias com o setor produtivo.

Para ajudar o setor produtivo, a AV irá identificar boas práticas em projetos de pesquisa, relevantes em cada setor, e de acordo com a necessidade de cada corporação. Segundo Akel, muitas vezes as dificuldades da indústria começam em identificar a quem recorrer para ajudar na busca de soluções inovadoras. “As empresas buscam uma rapidez que nem sempre encontram nas instituições. Agiremos como curadores, gestores de projetos e vigilantes resolutivos na entrega de soluções para as empresas”, diz Akel.

Ao servir de “tradutora e intérprete” para aumentar a cooperação entre Universidade e Empresa, a Academic Ventures traz ao Brasil um modelo de relacionamento que tem se mostrado eficaz na América do Norte, Ásia e Europa. Uma estrutura de apoio inédita com todas as ferramentas para atender as necessidades crescentes do mercado e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e dos recursos humanos.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top