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E-Commerce catarinense Boutique Infantil registra aumento de 150% na receita por meio de estratégia de marketing digital

Arleu Cezar Vansuita Júnior, sócio do e-commerce Boutique Infantil.

Não tem nada mais fofo que roupinhas de bebês e de crianças. Na internet, claro, esse tipo de material bomba. No entanto, o grau de exigência de quem compra este tipo de produto é altíssimo, afinal é o bem-estar dos pequenos que está em jogo. Então não adianta só uma aparência fofinha: quando se trata de moda infantil, qualidade é palavra de ordem. O e-commerce catarinense Boutique Infantil teve o mérito de compreender essa premissa de mercado e como recompensa, gerou um engajamento natural, que fez com que a empresa crescesse e ganhasse credibilidade.

Só que as regras para se posicionar bem no universo digital mudam constantemente e mesmo com um produto de qualidade, se a estratégia não estiver extremamente adequada às mudanças, a marca perde visibilidade junto ao seu público. E a Boutique Infantil tinha consciência disso. “Estávamos buscando um parceiro que nos ajudasse a alcançar dois objetivos claros e práticos: escalar as vendas e aumentar o ticket médio do site”, conta Arleu Cezar Vansuita Júnior, sócio do e-commerce.

Cerca de 10 meses depois, os objetivos começaram a ser alcançados. Por meio de uma parceria com a Raccoon, referência em marketing digital no País, a Boutique Infantil registrou um aumento de 150% na receita, de 28% na taxa de conversão e de 23% no ROI.

“A otimização das estratégias digitais gerou resultados bastante expressivos, os números estão aí para comprovar. Mas para chegar a estes resultados, foram necessárias uma série de análises dos indicadores e, em cima deles, insights que demandam aplicação prática e resolutiva. Então a Raccoon nos entregou inteligência e mão na massa, estratégia e operação”, pontua Vansuita.

De acordo com o sócio fundador da agência, André Palis, o projeto teve início por meio de um trabalho de mensuração cross-device e cross-media tracking, analisando a importância de cada dispositivo e mídia para a estratégia de vendas da empresa. Foi a partir daí que o Facebook mostrou-se o carro chefe dentre as mídias — à frente, inclusive, do Google Ads.

“Concluímos que o Facebook estava funcionando como uma ferramenta de ‘fundo de funil’, gerando conversões e influenciando não somente nos resultados do Adwords, mas todas as métricas relacionadas ao site. Iniciamos então uma estratégia full funnel, na qual usamos o envolvimento do público adquirido pelas campanhas de topo de funil, através de likes e engajamento nas publicações, para conduzi-los através do funil de compras, com o amplo uso das segmentações Lookalike. Assim, ao constatar o engajamento de determinados públicos e seu potencial de compra, trabalhamos campanhas de conversão através de peças no formato de Carrossel e LinkAds com GIF’s, visando a conclusão das vendas” explica o executivo.

Aplicadas as estratégias, os resultados não demoraram a aparecer. O primeiro indicador visível foi o aumento em 514% da receita do Facebook no Google Analytics, em um período de 10 meses cumprindo com o objetivo de aumentar o ticket médio e demonstrando a importância da unificação do ROI, uma vez que a jornada de conversão tem se tornado cada vez mais complexa, e entender o papel de cada mídia dentro desse contexto, além do last click, é essencial para uma estratégia de sucesso.

Com o retorno, foi possível determinar o desempenho dos produtos e delimitar as oportunidades contidas em cada um, poupando tempo, diminuindo custos e aumentando o lucro da empresa. “Os resultados confirmam o potencial das análises proporcionados pelo trabalho da agência. Essa parceria tem sido fundamental para identificarmos e otimizarmos os pontos corretos, e diante a mudança constante de cenário, acredito que teremos muito trabalho pela frente”, finaliza Vansuita.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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