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Expectativa de compra na Black Friday não aumenta em relação a 2017

A Black Friday é, sem dúvidas, uma das datas mais esperadas pelos e-commerces, que se preparam meses antes para alcançar um volume de vendas expressivo durante os dias de promoção. De acordo com um levantamento realizado pela NZN, um dos principais players para soluções de publicidade online do Brasil, a expectativa dos consumidores em relação a 2018 não apresenta grandes alterações quando comparada à do mesmo período no ano anterior (2017), quando a intenção de compras na data foi indicada como média para 41% dos brasileiros.

Para os entrevistados que apontam média intenção de compras no evento em 2018, o fator decisivo está relacionado à pesquisa de ofertas com preços realmente atrativos. Já para os 27% que afirmam ter baixa expectativa em relação à Black Friday, as compras só irão acontecer caso sejam impactados por uma ótima oportunidade, pois não expressam intenção de busca por promoções. Ao mesmo tempo, o quadro é bem diferente para 32% dos entrevistados, que se dizem dispostos e aguardando a data para aquisição de produtos com alta expectativa.

Comprar ou não comprar

O levantamento também analisou o comportamento dos 48% dos respondentes que nunca compraram durante a Black Friday. A principal justificativa do público em 2018 para não participar da ocasião é a falta de preços realmente atrativos (47%), seguido por falta de dinheiro no período do evento (39%) e falta de interesse em compras durante eventos promocionais (12%).

Para aqueles que já aproveitaram as ofertas em anos anteriores, o principal fator para efetuar uma nova compra durante a promoção, assim como aconteceu em 2017, é o preço, com 72% das respostas, seguido de confiança na loja (11%), produto (6%), condição de pagamento (6%), frete (4%) e tempo de entrega (1%).

Os mais aguardados

Sucesso em vendas em 2017, os smartphones comandam o topo da intenção de compra do público, com 58% das respostas. Logo em seguida, aparecem os acessórios de informática (46%) e hardware (43%), que incluem placas de vídeo, processadores, memória etc. Completando o ranking, logo abaixo estão os consoles e jogos de videogame, com 40% das menções, seguidos de dispositivos móveis (smartwatches, smartbands, câmeras portáteis etc.), com 40%, notebooks (31%), TVs (23%), roupas (21%), eletrodomésticos (20%) e tablets e eReaders (15%), que fecham a lista.

Sem enganos

Algumas práticas bem conhecidas, como aumentar o preço dos produtos para diminuir durante o período de ofertas, fazem com que muitas pessoas ainda se sintam desconfiadas em relação à veracidade das promoções. Por isso, utilizar ferramentas para encontrar a oportunidade ideal de compra é uma das alternativas a que os consumidores recorrem para escapar das falsas promoções. Plataformas como Buscapé e Zoom são as escolhas de 58% dos respondentes quando questionados sobre o recurso que mais utilizam para procurar preços de produtos durante a data. Já 49% dos respondentes pesquisam as melhores promoções da Black Friday no Google (49%); em seguida, aparecem indicações dos sites de conteúdo (38%) e, por fim, redes sociais (16%) e amigos (15%).

Por fim, o levantamento da NZN mostra que os consumidores com o maior interesse de compra na data têm de 18 a 34 anos e renda de até 4 salários mínimos.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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