You are here
Home > Negócios > Levantamento inédito traça perfil do viajante digital brasileiro

Levantamento inédito traça perfil do viajante digital brasileiro

Análise feita pela agência de viagens Almundo, no Brasil, destaca o comportamento de compra do consumidor digital de viagens. Ele é predominantemente da faixa de 24 a 35 anos, tem um ticket médio de R$ 1.600 e paga com cartão de crédito em uma única vez na grande maioria das vezes. Curiosamente, compra passagens online com pouco mais de dois meses de antecedência, o que é considerado um prazo curto, comparado a outros países da AL

A Almundo, agência multicanal que está transformando a experiência de viagens no Brasil e toda América Latina, acaba de realizar um levantamento sobre o perfil dos viajantes brasileiros. A pesquisa leva em consideração a análise do comportamento de compra dos usuários, destacando dados como ticket médio, canal de compra e meios de pagamento mais utilizados. O relatório revela também que os viajantes brasileiros costumam planejar viagens sem muita antecedência e preferem um atendimento personalizado e online para fazerem suas reservas. Os dados foram extraídos da base de dados de mais 60 mil cadastros da plataforma da Almundo, que chegou ao país como novo player no e-commerce de viagens em maio deste ano.

A Almundo veio para revolucionar e trazer preços mais competitivos ao mercado do turismo digital e de acordo com Luciano Barreto, Country Manager da empresa no Brasil, “é necessário entender o planejamento de viagem e o perfil dos viajantes, e para isso, os data insights possibilitam personalizar ainda mais as opções para cada tipo de viagem, além de tornar a experiência de compra do cliente cada vez mais vantajosa através de nossos canais de atendimento, e durante toda a experiência da viagem”.

O levantamento revela que os brasileiros costumam comprar passagens áreas com aproximadamente 67 dias de antecipação, ou seja, pouco mais de dois meses – período considerado pequeno comparado a outros países da América Latina. O relatório demonstrou também que os viajantes que compram produtos online são predominantemente da faixa de 24 a 35 anos. Com relação ao ticket médio no Brasil, o valor chega a RS 1.600, levando em consideração que 97% dos usuários utilizam cartão de crédito na hora da compra e a maioria tem como primeira opção parcelar a aquisição em apenas uma vez.

Principais destinos

Para os brasileiros, os principais destinos nacionais são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Já entre os internacionais, os preferidos são Miami, Roma, Paris e Buenos Aires. Quanto à hospedagem, 50% dos viajantes preferem hotéis três estrelas, seguido dos de quatro, cinco, duas e uma estrelas, respectivamente.

América Latina

O mesmo levantamento foi realizado em outros países de forte atuação da Almundo, como Argentina, México e Colômbia. Comparado aos brasileiros, os argentinos e colombianos assumem a liderança em relação à antecedência de compra das passagens, comprando com 82 e 90 dias de antecedência, respectivamente.

O canal de venda mais utilizado pelos usuários dos quatro países é a internet e a forma de pagamento é o cartão de crédito. Na Argentina, 45% dos viajantes costumam parcelar a compra em 12 parcelas. Os colombianos são os que pagam a passagem mais baixa entre os quatro países, com ticket médio de RS 830. A variação acontece por conta da distância geográfica e da conexão com os principais aeroportos para voos internacionais, aspectos ainda associados às rotas aéreas de baixo custo disponíveis na Colômbia.

O turismo está crescendo na América Latina, tanto é que no Brasil já representa 7,9% do PIB nacional.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top