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Movimento do comércio eletrônico anima empreendedores a apostarem em lojas virtuais

O movimento do comércio eletrônico brasileiro segue o caminho oposto da crise. No ano passado, as vendas pela internet cresceram 9% e para este ano, a estimativa é de um aumento de 15%, com o faturamento na casa de R$ 69 bilhões. Agora o mais impressionante é o número de lojas virtuais brasileiras, que passa de 600 mil, isso de acordo com dados do Sebrae.

Mas antes de aderir à loja virtual, é preciso ter alguns cuidados para garantir uma operação bem-sucedida e lucrativa. Eu conversei com especialistas da área de varejo e eles me apontaram algumas dicas importantes para que o empreendimento conquiste bons resultados.

O primeiro passo é criar um bom site. Para tal, o empresário deve contar com a ajuda de um web designer confiável para personalizar a loja e torná-la mais profissional. Também é importante criar conteúdo relevante e envolvente com o qual o público se identifique facilmente, além de mostrar os benefícios dos produtos oferecidos de maneira abrangente.

O segundo passo é simplificar a experiência de compra. Isso significa que os consumidores devem ter uma experiência rápida e imediata ao entrar na loja virtual, não necessariamente para decidir a compra, mas principalmente para ter acesso às informações disponíveis.

Outro item importante de uma loja virtual é conquistar a confiança do consumidor. Um estudo recente da Forbes aponta que 81% dos entrevistados afirmaram que seus amigos e familiares influenciam diretamente nas decisões de compra. Neste sentido, esse é um bom motivo para os varejistas conquistarem a confiança dos consumidores, ampliarem o alcance da sua marca e, consequentemente, aumentarem as vendas.

No caso específico do site, ele deve ser bem criativo. A escolha de fontes, cores e imagens devem representar bem a marca e atrair o público. Aí é bom considerar o trabalho de um designer para criar um logotipo profissional, bem como outros elementos para usar no site e também nas embalagens dos produtos.

Também é importante fazer parcerias estratégicas, buscando empresas para cuidar da produção, armazenamento e remessa dos produtos. Desta forma, o empresário pode concentrar os seus esforços em administrar melhor a sua loja virtual.

Por fim, é importante que a loja virtual tenha um programa de fidelidade. O ideal é coletar os e-mails dos clientes e enviar regularmente ofertas especiais, incentivando-os a retornar ao site. Para tal, eles devem ser recompensados pela sua lealdade.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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