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Atendimento ao cliente é o diferencial para ampliar as vendas de fim de ano

Com a proximidade do Natal, inicia-se o movimento no mercado de contratação temporária no Brasil. Em todo país, até dezembro, a estimativa é de que 434,4 mil vagas sejam abertas. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e da Caixa Econômica Federal, que apontam a abertura de 32.172 vagas no Paraná. São Paulo lidera o ranking de contratações, com 292 mil postos de trabalho. Em comparação ao ano anterior, o crescimento é de 10%.

Para quem busca uma recolocação no mercado, essa é uma chance de mostrar um bom trabalho e, quem sabe, ser efetivado. Faltando um mês e meio para o Natal, é hora de correr atrás das vendas. O trainer Heverson do Valle (foto), que conduz palestras na área de vendas, atendimento ao cliente e resultados positivos, dá algumas dicas para quem quer se destacar e alavancar as vendas no comércio.

– Nunca subestime o seu cliente: é comum verificarmos os vendedores julgando quem entra na loja, sem saber qual é a real capacidade de compra da pessoa e, muitas vezes, perdem a venda, pois acreditam que o cliente só quer olhar.

– Os cinco segundos iniciais podem determinar o sucesso da sua venda: planeje uma pergunta que vai prender a atenção do seu cliente. Quando ele entrar na loja dê um sorriso e, então, faça a pergunta que você planejou. Esqueça o “posso ajudar?” .

– Sua loja é o seu cenário: cuide do ambiente de trabalho como um diretor de fotografia cuida do cenário de um filme, faça com que o cliente se surpreenda com o ambiente, antes mesmo de falar com você. Você tem uma chance única para causar uma boa primeira impressão.

– O corpo fala: sua postura durante o atendimento deve demonstrar que você está 110% ligado no seu cliente: ombros caídos, olhar disperso e expressões de insatisfação ou cansaço afastam o consumidor.

– Entenda o motivo pelo NÃO à venda: analise o término de cada atendimento e o porquê da venda não ter ocorrido. O que você fez? O que pode ser melhorado para o próximo cliente? Seja um crítico implacável consigo mesmo e melhore a cada atendimento.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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