You are here
Home > Negócios > Construtora antecipa tendência para carros elétricos e obtém processo de certificação sustentável inédito no Brasil

Construtora antecipa tendência para carros elétricos e obtém processo de certificação sustentável inédito no Brasil

Diretor de incorporação da Laguna Construtora, André Marin e Felipe Faria, CEO do GBC Brasil, na entrega da certificação GBC Platinum.

Construções sustentáveis, as chamadas green buildings, cresceram 79,6% nos últimos cinco anos na região Sul do Brasil, segundo dados do Green Building Council (GBC) – praticamente o dobro da média brasileira: 41% no mesmo período. Tamanha representatividade regional trouxe dois frutos para Curitiba: o processo de certificação sustentável inédito no Brasil, o GBC Platinum, para os empreendimentos Almáa Cabral e Mai Terraces, da Construtora e Incorporadora Laguna, e a escolha da capital para sediar a 5ª Smart Energy CIEI&EXPO, de 5 a 7 de novembro.

Durante o evento será formalizado o processo de certificação dos dois empreendimentos da Laguna. No caso do Almáa Cabral, o processo de certificação está vinculado ao projeto de geração de energia que garante o abastecimento dos carros elétricos dos moradores, ou seja, 100% da necessidade dos veículos elétricos será garantida pela auto-geração, o que faz do empreendimento o primeiro do país com esse serviço.

“A Laguna é a construtora com mais certificações sustentáveis na Região Sul. Acreditamos e incentivamos a discussão sobre alternativas verdes e edificações sustentáveis. Temos o compromisso com a sociedade e com nossos clientes de buscar constantemente soluções verdes inovadoras para nossos empreendimentos”, explica André Marin, diretor de incorporação da empresa.

Carros elétricos e Netzero Transporte

A estimativa para 2025 é que as vendas globais de carros elétricos poderão superar 10 milhões de unidades por ano, segundo estudo elaborado pelo Itaú BBA. No início de 2018, a frota mundial era de aproximadamente 3,2 milhões. Além disso, a Uber anunciou este mês que, até 2025, toda a sua frota de carros em Londres será de veículos elétricos, como parte do plano Ar Limpo. Grandes montadoras como Nissan, Chevrolet e Toyota, têm investido pesado no mercado mundial e desenham planos para desembarcar seus carros no Brasil já em 2019.

A explicação vem de alguns fatores: carros elétricos poluem menos, dão menos manutenção e o preço do combustível não está ligado aos combustíveis fósseis. “A tendência das construções sustentáveis é proporcionar estrutura para carros elétricos. É isso que estamos antecipando em nossos empreendimentos com o projeto NetZero Transporte”, diz Marin. Com previsão de entrega em 2021, o Almáa Cabral vai gerar 100% da energia consumida pelos carros elétricos dos moradores, bastando conectar o veículo à tomada na garagem. A energia será gerada por 214 placas fotovoltaicas instaladas sobre as torres. Estima-se que o excedente ainda será capaz de gerar 30% do consumo de energia do condomínio.

No Mai Terraces, 30% das necessidades de energia do condomínio serão supridas pela auto-geração proporcionada pelas placas fotovoltaicas. Junto com outras características sustentáveis – tipos de materiais usados, conforto térmico e reuso de água de chuva –, esse nível de contribuição do empreendimento para a menor emissão de CO2 no ambiente rendeu à Laguna mais uma Certificação GBC Platinum.

LEED e GBC

A Construtora e Incorporadora Laguna foi uma das primeiras do Brasil a adotar práticas de sustentabilidade no planejamento de suas obras, seguindo o padrão construtivo estabelecido pelo LEED, o mais importante selo verde de certificação e orientação ambiental para edificações, presente em 143 países. É agora também a primeira construtora do país com dois empreendimentos em processo de certificação Certificação GBC Platinum.

Além disso, a Laguna é a empresa do setor com maior número de projetos sustentáveis certificados ou em processo de certificação na Região Sul. Atualmente são quatro projetos certificados pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), um empreendimento com pré-certificação no mesmo selo e três em processo de certificação GBC Condomínio.

 

Diretor de incorporação da Laguna Construtora, André Marin e Felipe Faria, CEO do GBC Brasil, na entrega da certificação GBC Platinum.
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top