You are here
Home > Trabalho/Emprego > Pelo quarto ano consecutivo, Sebrae/PR está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

Pelo quarto ano consecutivo, Sebrae/PR está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

O Sebrae/PR está, novamente, entre as empresas que são modelo em gestão de pessoas no Brasil, de acordo com o Guia 2018 da Revista Você S/A. O anúncio das “150 Melhores Empresas para Trabalhar”, levantamento elaborado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) e disputado, em 2018, por 500 companhias de todo o País, aconteceu nesta terça-feira, dia 07, em São Paulo.

Mantendo o reconhecimento obtido em 2015, 2016 e 2017, em 2018, o Sebrae/PR destacou-se entre empresas de 21 estados e 96 cidades. Além disso, venceu em nível de Brasil como a melhor no setor de educação, repetindo os últimos dois anos. Neste caso, as 150 empresas são separadas pela atuação de mercado e as que apresentam os índices mais altos são as campeãs.

“É importante para toda a equipe receber esse reconhecimento feito dentro de uma metodologia criteriosa, que existe desde 1996, e distinta no Brasil. A conquista é o resultado do esforço coletivo de quem acredita nos pequenos negócios e no empreendedorismo como alternativa para melhorar a vida das pessoas”, analisa Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

A nota do Guia perfaz uma metodologia de análise do clima organizacional, considerando a opinião dos funcionários e aquilo que é ofertado. O Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas (IQGP) avaliado pela FIA e a Você S/A envolve pontos como gestão estratégica e objetivos; carreira; comunicação interna; employer branding; gestão do conhecimento e educação corporativa; liderança; reconhecimento e recompensa; processos e organização; sustentabilidade e diversidade; saúde e segurança; e participação e autonomia.

No Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), os próprios colaboradores avaliam os mesmos critérios do IQGP. A nota final, revelada pelo Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), fechou em 81,7 em 2018, confirmando sempre crescimento em relação às premiações anteriores.

“Em 2015, quando vencemos pela primeira vez, o nosso índice IFT era de 78,0. Depois de quatro anos, de um período de grandes desafios também para a empresa, chegamos ao índice 81,7. A evolução ocorreu na medida em que práticas de gestão de pessoas e a entrega para o cliente também avançaram”, analisa o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto.

Em https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-as-150-melhores-empresas-para-trabalhar-de-2018/, são encontradas as companhias escolhidas em mais de 20 setores da economia e as que são destaque em 12 categorias, dentre elas o Sebrae/PR – melhor empresa do setor educação.

“A gestão de uma empresa é a chave de sucesso. A gestão de pessoas, que destaca o Sebrae/PR pelo quarto ano seguido em nível nacional, fortalece o nosso trabalho de levar conhecimento com excelência para milhares de empreendedores paranaenses”, pondera Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

Em todo Brasil, 247 mil trabalhadores de 500 empresas inscritas responderam à pesquisa da Você S/A. Além disso, jornalistas da revista visitam empresas participantes para conhecer os cenários. Em seguida, os jornalistas e a equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) comparam os dados da pesquisa com a percepção das visitas. Desta análise, sai a lista das 150 melhores empresas para trabalhar e o ranking das melhores em gestão de pessoas.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top