Semana Global do Empreendedorismo estimula jovens empresários a transformar a sociedade

Semana Global do Empreendedorismo estimula jovens empresários a transformar a sociedade

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2018, maior celebração mundial voltada para esta temática, teve início com uma ampla programação em todo o país com meio milhão de vagas, adesão de mais de 400 instituições, mais de 5 mil eventos e 850 municípios contemplados. A abertura da 11ª edição da iniciativa, que traz como tema “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”, foi realizada nesta terça-feira (5), na sede do Sebrae Nacional, com a presença da diretoria da instituição e de parceiros, de autoridades e de diversas figuras representativas para o empreendedorismo brasileiro.

Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae, ressaltou a importância do jovem empreendedor na construção de uma nova realidade e perspectiva: “A Semana é fundamental para movimentar todo o ecossistema inovador do mundo e, neste ano, focamos nos jovens, que possuem características empreendedoras, que são uma atividade transformadora. Acreditamos que podemos mudar o país, a sociedade e as pessoas por meio do empreendedorismo e educar os jovens para ter uma profissão e não só ter emprego”.

Após a solenidade, que contou com uma calorosa plateia formada por jovens, Welson Alves apresentou o caso de sucesso do Movimento Choice: Ensinando jovens a empreenderem mudanças positivas no mundo, que foca na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A Choice tornou-se uma organização independente com o objetivo de expandir sua atuação no apoio e desenvolvimento de jovens.

Em seguida, o Painel “Empreendedorismo Jovem, Inspirações que transformam vidas” recebeu Adriana Barbosa e Felipe Dip. Adriana foi considerada um dos 51 negros mais influentes do mundo em 2017. A jovem é fundadora do Instituto Feira Preta, iniciativa que faz o mapeamento do afro-empreendedorismo no Brasil e atua como aceleradores e incubadores de negócios negros. Já Felipe contou como conseguiu superar suas dificuldades e criou uma escola de idiomas reconhecida internacionalmente – a startup Você Aprende Agora.

Perfil do jovem empreendedor brasileiro

Diante da temática dos jovens da 11º SGE, o Sebrae realizou uma pesquisa com 2.132 empreendedores, de todas as idades e de todo o país, para traçar, pela primeira vez, o perfil do jovem empreendedor brasileiro. O resultado da pesquisa mostra que a ideia de se tornar um empreendedor já está presente bem cedo, tanto que um em cada três empresários (32%) já tinha algum tipo de pensamento nesse sentido, antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, 80% já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos.

Outro dado importante é que quanto maior o porte da empresa, maior a proporção dos empresários que cogitaram iniciar o negócio mais cedo. No grupo das Empresas de Pequeno Porte (EPP), 42% dos empresários cogitaram empreender antes dos 18 anos (este resultado foi 51% maior que entre os MEI, onde apenas 28% cogitaram empreender antes dos 18 anos). O levantamento do Sebrae constata ainda que jovens empresários tendem a ser mais inovadores. Para 16% dos donos de negócios com até 24 anos, as tecnologias, recursos e ferramentas disponibilizadas pelas suas empresas surgiram há menos de um ano. Esse percentual é bem maior que o verificado nos empresários com idade de 25 a 34 anos (9%), bem como dos empreendedores com mais de 35 anos (8%).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *