É preciso olhar sua empresa como se ela fosse a Netflix
Idealize que dados de todos os departamentos podem ser cruzados a fim de que o melhor planejamento estratégico, tático e operacional sejam traçados. Pois é! Então, se essa ferramenta está à disposição, por que muitas empresas ainda resistem ao uso do Big Data para se destacar frente aos concorrentes?
Criada com o objetivo de processar, organizar, avaliar e cruzar minuciosamente os dados internos da empresa ou externos e públicos, a Big Data ainda não é uma realidade para boa parte dos empresários brasileiros. Mas Daniel Schnaider (foto), economista especializado em efeitos de tecnologias disruptivas, ressalta que a tecnologia é fundamental para as organizações que buscam crescimento e, sinceramente, que querem sobreviver no mercado.
Investir em Business Intelligence pode aumentar os lucros, reduzir gastos, ajudar na criação de novos produtos e solução de problemas. Ao centralizar todas as informações, em um PMV- Painel de Controle de Monitoramento, é possível tomar decisões mais assertivas e objetivas, prever erros e intensificar ações que geram resultados, tornando a rotina administrativa menos estressante.
Em Pense com calma, aja rápido, obra publicada pela BestBusiness do grupo Editorial Record, o autor Daniel Schnaider explica que às vezes a empresa está avaliando quantas pessoas estão comprando seu produto enquanto o concorrente está aplicando lógicas de business intelligence muito mais avançadas com uso de big data que tem a capacidade de analisar quem são essas pessoas, do que elas gostam, quando gostam e o quanto estão dispostas a gastar. Daí a importância do PMC que permite ao gestor ter uma panorama fidedigno de toda a operação. Por exemplo a Netflix, empresa global, utiliza análise de dados para reduzir os custos e conquistar clientes, eles lançam suas séries baseados nas preferências e buscas de seus usuários. Em uma dessas pesquisas constatou-se grande afinidade por histórias com superpoderes e sobrenatural.