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Ticket médio do varejo calçadista aumentou 5,77% na Black Friday

O faturamento do varejo calçadista na semana da Black Friday, de 19 a 24 de novembro, totalizou R$ 34.214 milhões, o que representa uma ligeira queda de 0,68% nas vendas se comparado com o mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, o ticket médio subiu 5,77%, chegando a R$ 161,44 contra os R$ 152,63 registrados em 2017. O número de peças por atendimento também cresceu 5,94%, atingindo a marca de 2,14, enquanto em 2017 foi registrado 2,02 unidades.

Os dados são do Seta IMC (Indicadores do Mercado Calçadista), ferramenta de inteligência da SetaDigital. Nesta análise, especificamente, a solução teve como base informações fornecidas por uma amostragem de 700 lojas, as quais registraram o preço médio de venda por produto de R$ 75,51, uma redução de 0,15% em relação ao mesmo período de 2017, que registou R$ 75,63. O mark-up do período foi de 98%, enquanto no ano anterior o índice alcançou 104,30%, ou seja, queda de 6,30%.

Além dos eventos de varejo, os dados do IMC também são disponibilizados semanalmente aos lojistas e têm como foco auxiliar na definição das melhores estratégias de atuação do setor. Isso significa que as lojas podem se basear nessas informações para avaliar o varejo calçadista, comparando com seus resultados, e tomar decisões que são mais condizentes com o cenário geral do setor. A ferramenta é utilizada por 1,5 mil lojas de calçados com as quais a software house mantém relações comerciais. Juntas, elas somam 17 milhões de clientes e R$ 4,4 bilhões de faturamento anual.

“Embora as lojas tenham vendido menos, o consumidor gastou mais nessa última Black Friday, apresentando um cenário mais positivo para o varejo calçadista no próximo ano. A posse do novo presidente da República somada à demanda reprimida e o início de um novo ciclo econômico são os principais fatores que endossam as boas perspectivas. Os lojistas devem se preparar para a retomada dos negócios em 2019”, conclui Vanderlei Kichel, CEO da Seta Digital.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

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