Venda de motos volta a crescer em todo o país - Mirian Gasparin
You are here
Home > Economia > Venda de motos volta a crescer em todo o país

Venda de motos volta a crescer em todo o país

O segmento de motocicletas começou 2019 com o pé direito. Após 10 anos sofrendo com quedas nas vendas, o setor apresentou um crescimento de mais de 10% nas vendas no varejo em 2018. A estimativa para este ano, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), sinaliza alta para o mercado de motos.

Segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Motonetas, Bicicletas e similares) as vendas no varejo acumulado, no período de janeiro a novembro de 2017, atingiram a marca de 773.567 unidades comercializadas no varejo. Já, no mesmo período de 2018, as vendas foram de 856.045 – um aumento de 17,7%.

Em Ribeirão Preto, o crescimento no segmento de vendas de motos também foi notório. Segundo Paulo Agnoletto Filho, gerente geral da Itacuã Motos, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, a concessionária apresentou um avanço de aproximadamente 23% em 2018, comparado com 2017. O gerente acredita que 2019 será mais promissor, pois somente no mês de janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento superior a 55% nas vendas. “O ano de 2018 foi um período de recuperação desse mercado que, mesmo de forma tímida, o quadro foi bem encorajador, especialmente no segundo semestre”, explica. Segundo ele, a projeção de crescimento para 2019 é de 7% nas unidades vendidas.

Agnoletto Filho credita o resultado positivo nas vendas basicamente ao cenário econômico, que está, pouco a pouco voltando a reaquecer. Além disso, segundo o gerente, as incertezas políticas também foram positivas para o mercado. “Muitos clientes buscavam assegurar uma forma mais econômica de locomoção, sem depender de transporte público. Outro motivo foi o aumento de trabalhadores informais como os entregadores de refeição”, destaca.

A Abraciclo também assegura alguns motivos para a retomada do mercado, entre eles está o aumento da confiança do consumidor, maior oferta de crédito ao consumidor, aumento da demanda por veículos de duas rodas para mobilidade (por serem mais econômicos, flexíveis e ágeis) e o lançamento de novos produtos com tecnologias mais avançadas.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
http://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top