Pedidos de falência despencam em Curitiba
Com o bom desempenho da economia, os pedidos de falência apresentados á Justiça paranaense despencaram em 2007. Embora o ano ainda não tenha terminado já se verifica uma queda de 37% nos pedidos de falência ajuizados nas quatro Varas da Fazenda Pública, Falências e Concordata de Curitiba.
Este ano, foram requeridas 48 falências contra empresas de Curitiba. No ano passado foram 76 falências ajuizadas. Nenhuma empresa curitibana recorreu em 2007 á Recuperação Judicial, que há dois anos se chamava concordata.
A queda nos pedidos de falência é uma prova de que realmente houve uma recuperação no mercado interno. Com a inflação mantida em patamares baixos e os juros em queda, as empresas produziram e venderam mais e elevaram o nível de emprego. Já a renda dos trabalhadores também cresceu o que contribuiu para o bom desempenho do comércio.
Entretanto, o que mais pesou na queda dos pedidos de falência foi á fixação de um valor mínimo de dívida de R$ 15.200. Antes da nova lei, muitas empresas viam no pedido de falência uma forma de pressionar o devedor a pagar sua dívida.