You are here
Home > Sem categoria > Como comprar bem

Como comprar bem

A decisão de compra de produtos não está mais ligada somente a fatores qualidade e preço. Hoje a tendência é, além dos produtos, o cliente adquirir os serviços a eles agregados. Por isso, a importá¢ncia de uma gestão na contratação de serviços, explica o diretor da New Age Software, Maximilian Fichtl.

Segundo ele, que fará palestra nesta quarta-feira (27) sobre as melhores práticas na contratação e gestão de fornecedores de serviços durante o V Fórum Nacional Gestão de Compras e Suprimentos, desenvolver bons relacionamentos com excelentes fornecedores é prioridade para a sobrevivência no mercado competitivo. A aquisição de serviços é bem mais complexa que a compra de produtos, pois envolve operações intangíveis que devem ser acompanhadas.

De acordo com o diretor da New Age Software, quando se assina um contrato de prestação de serviços, na verdade, o contratante está comprando uma promessa. O processo envolvido na contratação de serviços é cíclico, envolve a compra, a negociação, o acompanhamento, os ônus e bônus e a avaliação de desempenho para facilitar a decisão de futuras aquisições. በpreciso se apoiar em ferramentas que façam a gestão do ciclo de vida dos serviços, conforme as melhores práticas, para o sucesso de qualquer empreendimento.  

Fichtl garante que a missão dos atuais compradores é encontrar soluções que visem a otimização dos processos de aquisição e controle dos serviços, que assegurem que as orientações sejam aplicadas, os termos do acordo cumpridos e o pagamento corretamente alocado e executado.

Para Maximilian Fichtl, as diferenças nas regras contratuais para serviços e produtos exigem softwares cada vez mais especialistas para gerir os fornecedores. A inexistência de aderência do sistema escolhido á s regras básicas do negócio pode resultar no insucesso da gestão”, alerta.

Ele indica aos profissionais de compras atentarem para sistemas compostos de recursos para a contratação e a gestão do serviço, incluindo medição e gestão de contratos, avaliações de performance e controle de orçamento. Com a ferramenta ideal o gestor tem uma visão completa de todo o ciclo – desde a identificação da demanda até a aprovação do pagamento – para ajudar na seleção de fornecedores, diminuir o tempo dos ciclos e construir relacionamentos estratégicos e sustentáveis com fornecedores.

Deixe uma resposta

Top