Inovação torna empresas mais competitivas
Massa de bolo congelada em sache, paçoca de soja e toalha ecológica. Esses são alguns dos exemplos de novos produtos gerados a partir de processos de inovação dentro de empresas brasileiras, apoiados pelo Senai. Os produtos foram apresentados no III Simpósio Senai de Inovação Tecnológica, em Curitiba, evento paralelo á programação da Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas.
Na avaliação do diretor de Inovação do Senai, Hans Gerhard Schorer, investir em inovação dá resultado e isso deve ser prioridade número 1 no Brasil. Os cases de sucesso participaram do edital Senai de Inovação, que alia programas de pesquisa aplicada em parceria com indústrias. As empresas El Shadai Indústria de Alimentos, de Chopinzinho (PR); Só soja do Brasil, de Caldas Novas (GO) e Buettner, de Brusque (SC) receberam consultoria tecnológica do Senai para o desenvolvimento de processos e produtos.
Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que as empresas inovadoras representam apenas 1,7% das indústrias brasileiras, mas são responsáveis por 25,9% do faturamento e 13,2% do emprego gerado.
Na opinião dos especialistas, introduzir a inovação na política da empresa e garantir sua continuidade é mais importante que inovar um produto ou processo. Para o diretor geral da Sociedade Brasileira Pró-inovação Tecnológica (Protec) Roberto Nicolsky, somente o mecanismo de inovação continuada é capaz de impulsionar o desenvolvimento de uma empresa e do País.