Empresas formam 240 jovens de baixa renda
A conclusão de um curso de introdução ao mercado de trabalho é uma etapa muito importante na vida de muitos jovens de baixa renda. Para boa parte deles a capacitação profissional pode ser uma credencial para a tão sonhada oportunidade no mercado e a possibilidade de um futuro melhor. Por meio do Formare, projeto da Fundação Iochpe de educação profissional para jovens de baixa renda, muitas empresas têm contribuído para que essa possibilidade seja estendida a diversos adolescentes.Â
Uma fase importante desse processo acontece em dezembro, com a capacitação profissional de 240 jovens de baixa renda para os cursos de: operadores metalúrgicos e serviços, assistente de produção e montagem mecá¢nica, auxiliar de produção e logística, entre outros. Os adolescentes terão a oportunidade de receber os certificados justamente das empresas que acreditaram neles – Arteb, Delphi, Dana, Lear, Siemens, Aché, Coteminas, Satipel, Bosch, Nívea e Intermarine. A maioria desses jovens, em torno de 80%, sairão das salas de aula com a possibilidade de uma vaga no mercado de trabalho.
Â
Todas as empresas que firmam parceria com o Formare mantêm, em suas unidades, espaços dedicados á capacitação dos jovens. Os formandos recebem certificados emitidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Segundo a coordenadora geral do Formare, Beth Callia, além de beneficiar os jovens, a empresa parceira ainda melhora seu clima organizacional ao incentivar a atividade voluntária entre seus colaboradores, que atuam ou que podem atuar como educadores voluntários em sala de aula.