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Liquidações contribuem para queda da inflação da internet

Em janeiro, o e-Flation, índice de inflação na internet, registra deflação de 0,23%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, tem a proposta de monitorar as variações dos preços de produtos adquiridos on-line, acompanhando as tendências no mercado de consumo dos produtos de Internet. 

As categorias que tiveram maior queda no mês foram: Eletroeletrônicos” com 2,57%, seguida de Linha Branca” e Perfumes e Cosméticos”, que apresentaram deflação de 2% e 0,17%, respectivamente.

Para o coordenador-geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo, as ofertas e liquidações caracteísticas de janeiro propiciaram a queda de preços de produtos na internet. Além disso, o especialista ressalta que a alta do dólar e a volatilidade das taxas cambiais também influenciaram os preços.

Das dez categorias pesquisadas, sete registraram variação positiva nos preços. Dessa forma, o e-Flation apontou inflação nos grupos Livros”, 7,12%; Brinquedos”, 3,87%; Eletroportáteis”, 3,77%; Cine e Foto”, 2,52%; CDs e DVDs”, 2,16%; “Informática”, 1,68%; e Telefonia e Celulares” com 0,59%.  

O e-Flation de janeiro é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior á  primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de “campeões de vendas”.

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