Comércio mais competitivo
O setor do varejo está cada dia mais competitivo e a empresa que não atende o cliente com eficiência perde mercado. Para oferecer soluções empresariais que aumentem a competitividade do comércio, o Sebrae no Paraná e a Fecomércio/PR desenvolveram o programa “VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade”. A iniciativa visa proporcionar aos empresários paranaenses uma série de informações estratégicas para melhor a gestão e a lucratividade.
O programa já foi existe em diversos municípios. Só em Curitiba, Guaratuba, Lapa, Morretes e Matinhos, cerca de 150 empresários recebem orientações de consultores e especialistas em varejo. Durante o VarejoMais, os lojistas aprendem como melhorar e ampliar a gestão da carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de trabalho, fidelizar clientes, aumentar o volume de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes. Temas como vendas, promoções, visual de loja, marketing, recursos humanos, finanças, atendimento, inadimplência, entre outros, também são trabalhados com os empresários.
O diretor de planejamento e gestão da Fecomércio, Dieter Lenging, afirma que os empresários do comércio varejista precisam buscar o crescimento e a sustentabilidade de seus negócios. Ele explica que a concorrência aumentou, o poder aquisitivo melhorou e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Lenging destaca ainda a importá¢ncia de se fortalecer o comércio varejista em todo o Estado. “Com um ambiente propício, os negócios permanecem nos municípios, gerando empregos e renda.”
O consultor do Sebrae no Paraná, Leandro Krug Libano Batista, diz que os lojistas devem estar atentos ao mercado. “Os empresários precisam estar preparados para concorrer com grandes redes de varejo, com as franquias e o mercado virtual. Para isso, precisam oferecer ao cliente uma proposta melhor, como por exemplo, investir na estrutura física da loja ou diferenciar o atendimento. Ao participar do VarejoMais, os empresários têm á disposição indicadores de varejo que vão ajudá-los a aumentar a competitividade de suas lojas”, explica.