Consumidor está mais otimista
A confiança do consumidor brasileiro melhorou no segundo trimestre de 2009 depois de ter caído por dois trimestres seguidos, segundo mostra ándice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de 2.002 entrevistas de consumidores de 143 municípios em todo o Brasil. O indicador cresceu 3,7% na comparação com o índice registrado no primeiro trimestre e manteve-se praticamen¬te constante quando comparado com o segundo trimestre de 2008.
Apesar do crescimento no segundo trimestre, o índice ainda registra queda de 4,6% na comparação com o indicador do terceiro trimestre de 2008, quando os efeitos da crise econômica internacional ainda não eram tão evidentes sobre a economia brasileira.
Segundo a pesquisa, o crescimento do INEC deve-se, em grande medida, á melhora significativa das expectativas em relação ao desemprego e á inflação. O índice de expectativa de inflação registrou crescimento de 11,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2009 e de 9,9% na comparação com o segundo trimestre de 2008.