Consumidor está mais otimista

A confiança do consumidor brasileiro melhorou no segundo trimestre de 2009 depois de ter caído por dois trimestres seguidos, segundo mostra ándice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de 2.002 entrevistas de consumidores de 143 municípios em todo o Brasil. O indicador cresceu 3,7% na comparação com o índice registrado no primeiro trimestre e manteve-se praticamen¬te constante quando comparado com o segundo trimestre de 2008.

Apesar do crescimento no segundo trimestre, o índice ainda registra queda de 4,6% na comparação com o indicador do terceiro trimestre de 2008, quando os efeitos da crise econômica internacional ainda não eram tão evidentes sobre a economia brasileira.

Segundo a pesquisa, o crescimento do INEC deve-se, em grande medida, á  melhora significativa das expectativas em relação ao desemprego e á  inflação. O índice de expectativa de inflação registrou crescimento de 11,2% na comparação com o primeiro trimestre de 2009 e de 9,9% na comparação com o segundo trimestre de 2008.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *