Usina de cogeração da Cocamar começa a operar em agosto
A usina de cogeração de energia elétrica, instalada no parque industrial da cooperativa em Maringá, principal investimento da Cocamar em 2009, começa a operar na segunda quinzena de agosto. A previsão é que, inicialmente, serão supridos 60% da demanda, que é de 13 megawatts (MW). O superintendente industrial, Celso Carlos dos Santos Júnior, informou que a usina poderá comercializar parte da energia com a Copel. Situando-se entre as 15 maiores demandadoras do Paraná, a Cocamar é considerada “consumidora livre” por parte da companhia paranaense e responde por 25% do consumo de uma cidade do porte de Maringá. Quando começar a funcionar, a usina vai atender o equivalente a um município de 60 mil habitantes.
Para construir a termoelétrica, a cooperativa investiu R$ 35,5 milhões, 90% financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 10% proveniente de recursos próprios. Para a instalação da unidade, foi adotado um sistema de alta pressão, com a troca da caldeira e alguns ajustes. Dessa forma, além de todo o vapor para movimentar os setores industriais, a unidade terá capacidade para produzir de 66% a 100% da energia elétrica que a cooperativa necessita.
De acordo com o superintendente, a usina vai proporcionar economia, pois são desembolsados cerca de R$ 13 milhões por ano com a compra de energia elétrica. A decisão de investir em uma usina de cogeração foi estratégica, segundo Santos Júnior. Ao longo desta década, em várias ocasiões, o País foi defrontado com o risco de sofrer um novo apagão, a exemplo do que ocorreu em 2001.