Micro e pequenas empresas do Paraná estão de olho nos lucros do pré-sal
Mais de 2.300 micro e pequenas empresas das mais diversas áreas, localizadas em 11 estados do Brasil estão de olho na exploração do pré-sal. No Paraná, 220 micro e pequenas empresas já foram qualificadas pelo Sebrae como fornecedoras da Petrobras e da indústria do petróleo e gás e agora poderão dar um salto/ rumo á esta riqueza que se anuncia.
São firmas de ginástica laboral, fabricantes de parafusos, chapas de aço, usinagem, andaimes, fornecedoras de refeições e uniformes, cá¢meras de segurança e até aluguel de veículos. Também empresas voltadas para a tecnologia da informação querem abocanhar uma fatia do crescimento econômico que virá com a produção do petróleo em águas profundas da costa brasileira.
Eu conversei com o gestor do projeto Petróleo e Gás do Sebrae, Pedro Cesar Santos, e ele me disse que as 220 micro e pequenas empresas do Paraná capacitadas nos últimos três anos já prestam serviços para as empresas á¢ncoras e sistemistas da Petrobras em Araucária. A partir do próximo ano, novas microempresas serão capacitadas pelo Sebrae, já que há um grande mercado sendo aberto.
Tudo começa com um diagnóstico da micro e pequena empresa. A partir daí, o Sebrae estabelece os pontos a serem desenvolvidos para que, além de terem condições de se cadastrar como fornecedores da Petrobras, as organizações também se habilitem junto á Organização Nacional da Indústria do Petróleo para se tornarem aptas a vender para qualquer empresa da cadeia petrolífera.