You are here
Home > Sem categoria > Fachada do Shopping Estação é revitalizada

Fachada do Shopping Estação é revitalizada

Quem hoje passeia pelos corredores do Shopping Estação não imagina quanta história já passou por lá. O Shopping foi construído em torno da antiga estação ferroviária de Curitiba, inaugurada em 1885, e que agora está sendo rememorada com a revitalização da sua fachada, patrimônio histórico da cidade. A revitalização inclui nova pintura com produto antipichação, a ampliação da iluminação e a restauração de partes de concreto. 

O prédio, que abrigou a estação ferroviária até 13 de novembro de 1972, quando de lá partiu o último trem para Paranaguá, ainda preserva a memória ferroviária. Construído no final do século XIX, quando o estilo arquitetônico predominante na cidade era eclético, a arquitetura combina elementos neoclássicos, como o telhado em forma triangular e outros barrocos, como o formato das janelas. A fachada ainda mantém também o seu relógio principal preservado. Fato curioso é que o número quatro era escrito em número romano diferenciado, IIII”, para que não fosse confundido com o IV”, V” e VI”.

O projeto da estação, baseado em modelo europeu, coube ao engenheiro de origem italiana, Michelangelo Cuniberti. Em 1894, o edifício foi ampliado com a construção de mais um pavimento, obra atribuída ao engenheiro Rudolf Lange. Com a transferência, em 1918, dos escritórios da companhia para outro local, o edifício passou por modificações que incluíram a criação de um salão nobre.

Com a desativação da estação, o local recebeu o Museu Ferroviário de Curitiba. Hoje o Museu faz parte do Shopping Estação, e conta com uma exposição permanente com mais de 600 peças que resgatam a memória ferroviária além de ainda manter intacta partes da arquitetura do local além do mobiliário. Também no museu pode ser visto, nas portas da antiga Estação, o avanço proporcionado pela construção da Estação Ferroviária. Sob o mesmo ponto de vista estão duas fotos que foram tiradas em diferentes datas: uma em 1890, logo após a inauguração da Estação, que estimulou o desenvolvimento desta região da cidade e a outra em 1903, quando os efeitos desse desenvolvimento já são bem visíveis. Em mais uma porta tem-se um a vista real e atual desse mesmo espaço.

Temos o compromisso social de preservar o prédio que colaborou tanto para a evolução econômica e social do Paraná. Ao mesmo tempo, deixamos á  disposição de curitibanos e turistas, que tanto nos visitam, um espaço bem cuidado e agradável de conhecer e passear”, comenta Geraldo Greimel, superintendente do Shopping Estação.

Deixe uma resposta

Top