Wipro expande negócios no mundo através do centro de tecnologia de Curitiba

Ao investir US$ 2 milhões na instalação da empresa em Curitiba, a indiana Wipro Technologies vê na unidade da capital paranaense a oportunidade de expandir seus negócios nas Américas. A empresa que ocupa dois andares do Curitiba Office Park está sendo considerada um dos sete centros estratégicos da companhia no mundo e vai prover serviços de tecnologia da informação para empresas da Europa, Estados Unidos, Canadá e América Latina. De Curitiba, a Wipro já atende 30 grandes clientes potenciais do Brasil e do mundo.

O principal Executivo de Vendas e Operações das Américas da Wipro Technologies, Manoj Punja, esteve nesta segunda-feira (19), em Curitiba, onde falou para um grupo pequeno de jornalistas sobre os planos e os investimentos da empresa no Brasil. Segundo ele, a Wipro já emprega 300 pessoas na capital paranaense e deve ampliar este número para 600 até dezembro. Dentro de dois a três anos, a unidade de Curitiba contará com mil funcionários.

A Wipro é a segunda maior empresa de tecnologia da ándia e emprega em suas unidades 100 mil trabalhadores. Os sete centros estratégicos da companhia estão localizados nos Estados Unidos, Romênia, China, México, Filipinas, Singapura e Brasil (Curitiba). Alguns destes centros chegam a empregar 8 mil pessoas, informou Punja, acrescentando que para a unidade de Curitiba não vê limites para a contratação de pessoas.

Sobre o faturamento da Wipro para este ano, Manoj Punja informou que deve chegar a US$ 5 bilhões, sendo que o Brasil representa 5% deste valor. Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu 31%. Para o ano fiscal que se encerra em abril, Punja prevê um crescimento de 9%, acrescentando que a crise global impactou os negócios, mas o mercado neste momento já se normalizou.

A instalação da empresa em Curitiba, que implementa soluções de software e serviços de TI para grandes empresas, foi definida com base no projeto do Tecnoparque, pólo de tecnologia projetado pela Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e pela Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S/A). A escolha por Curitiba, segundo Punja, também se deve a fatores como a qualidade de vida, localização geográfica da cidade, incentivo fiscal, que inclui a redução do Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% e a qualidade da mão-de-obra formada pelas instituições de ensino. Outro fator foi a compra da empresa de tecnologia Enable, que já operava em Curitiba desde 2001.

Soma

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