Boas perspectivas para 2010 animam a abertura de novos negócios
Diante das boas perspectivas para a economia projetadas para 2010, muitas pessoas estão não só procurando como também avaliando novas oportunidades de negócios. Eu conversei com o coordenador estadual de Empreendedorismo do Sebrae no Paraná, Emerson Cechin, e ele me disse que os próprios empresários estão buscando novas formas de negócios para aumentar o faturamento de suas empresas no próximo ano.
Eu perguntei a ele se poderia me indicar um tipo de negócio que ofereça maior rentabilidade em 2010, mas ele me respondeu que isso não existe e que cada caso deve ser avaliado. Se o empresário, por exemplo está pensando em expandir os seus negócios, em primeiro lugar ele deve fazer um estudo, exatamente como se estivesse abrindo uma nova empresa. Terá que verificar se tem capital de giro suficiente para dar suporte a esta ampliação e qual o custo deste capital. Enfim, toda a estrutura da empresa deve ser analisada para não comprometer o negócio que já está sendo tocado hoje.
Já para as pessoas que estão querendo se lançar no mercado, o coordenador do Sebrae aconselha que em primeiro lugar o futuro empresário avalie o seu perfil empreendedor e se está disposto a assumir riscos. Deve verificar ainda as opções de mercado, como conquistar os clientes, barganhar com os seus fornecedores e explorar a situação dos seus concorrentes. Segundo Cechin, um novo negócio não é a garantia de que o empresário vai ganhar muito dinheiro. Uma empresa para se consolidar leva, pelo mínimo, seis meses a um ano. Outro ponto indispensável é o planejamento. Quem não planejar adequadamente o seu negócio poderá encontrar pela frente problemas financeiros e mercadológicos.