Soja transênica da Basf e Embrapa é aprovada para uso comercial

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou uma nova variedade de soja transênica para uso comercial no Brasil, a segunda a ganhar autorização para plantio em larga escala no país, de acordo com a Embrapa e a Basf, que desenvolveram a tecnologia em parceria. A aprovação da soja, tolerante a herbicidas do grupo químico das imidazolinas, foi dada na reunião de quinta-feira da CTNBio, o órgão do governo que delibera tecnicamente sobre a questão.

  Trata-se da primeira variedade transênica aprovada pela comissão que contou com participação de uma instituição nacional em seu desenvolvimento, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia.”Após este importante marco para o projeto Cultivance, a Embrapa e a BASF aguardam a confirmação do CNBS (conselho formado por ministros de Estado) a partir da decisão da CTNBio, e estão ativamente em busca da aprovação regulatória do Cultivance em outros importantes países para o mercado brasileiro de soja”, afirmou a Basf, em comunicado.

 A empresa pretende realizar o lançamento comercial da soja na safra 2011/2012. A cooperação entre a Basf e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para a soja começou em 1997.A multinacional foi responsável pelo fornecimento do gene, enquanto os pesquisadores da empresa brasileira foram responsáveis pelo processo de inserção desse gene na soja e pelo desenvolvimento de novas variedades comerciais com tecnologia desenvolvida e patenteada pela empresa de pesquisa.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *