You are here
Home > Sem categoria > Pesquisa revela que governança corporativa teve boa evolução no Brasil

Pesquisa revela que governança corporativa teve boa evolução no Brasil

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e a Booz Company acabam de divulgar os dados da segunda edição da pesquisa Panorama da Governança Corporativa no Brasil. O estudo mapeou a percepção dos administradores, o grau de importá¢ncia do tema nas companhias e as principais oportunidades de melhorias. Como resultado, pode-se concluir que a governança corporativa apresentou significativa evolução no Brasil, com maior conhecimento e adesão a melhores práticas pelas companhias.

Tendo sua primeira edição realizada em 2003, a pesquisa apresentou mudanças nos resultados devido á  evolução da economia brasileira. De acordo com o estudo, os benefícios da boa governança corporativa são claramente reconhecidos pelas empresas, principalmente em aspectos relativos a aprimorar a transparência, melhorar a gestão da empresa e a imagem da companhia, permitir o alinhamento entre os acionistas e executivos e, também, facilitar o acesso ao capital.

Entre as principais evoluções identificadas, é possível destacar os conselhos de administração, que se destacam por sua diversidade de composição, e o relacionamento entre controladores e minoritários, que se tornou mais colaborativo.

Deixe uma resposta

Top