You are here
Home > Sem categoria > Shopping centers devem vender 12% a mais em 2010

Shopping centers devem vender 12% a mais em 2010

As vendas de shopping centers devem registrar aumento de 12% neste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No ano passado, o setor registrou faturamento de R$ 71 bilhões e espera faturar, neste ano, mais de R$ 79 bilhões. Na comparação de 2009 com 2008, as vendas do segmento representaram um aumento de 9,91%.

Na avaliação do presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga (foto), os resultados de 2009 superaram as expectativas e comprovam que a crise econômica não afetou o negócio dos shopping centers. Em 2009, foram inaugurados 16 empreendimentos, o que contribuiu para a geração de 36 mil postos de trabalho. Atualmente, há no País 392 centros de compras, que, juntos, empregam 757 mil pessoas. Estão previstas para este ano 19 inaugurações em grandes capitais e nas cidades do interior, o que gerará cerca de 53 mil novos postos de trabalho.

A área Bruta Locável (ABL), que funciona como um termômetro para avaliar o desempenho do setor, totalizou cerca de 9 milhões de metros quadrados. “Encerramos o ano com 2,3% de lojas vagas, o que demonstra o interesse dos lojistas na locação de um espaço comercial desse ênero”, disse Veiga. “Quando um shopping center é lançado, ele já está praticamente vendido”, destaca Veiga. Para este ano, a Abrasce prevê que os novos empreendimentos devem somar mais de 540 mil metros quadrados.

Deixe uma resposta

Top