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Comércio varejista do Paraná começa ano vendendo e faturando mais

O comércio varejista do Paraná inicia o ano com resultados positivos. Em janeiro, as vendas do comércio varejista paranaense aumentaram 10,7% em relação a igual peíodo de 2009. Este porcentual ficou pouco acima da média nacional de 10,4%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Já o faturamento do comércio do Paraná ficou 13% acima do verificado em janeiro do ano passado.

O crescimento das vendas do comércio é consequência do aumento da renda dos trabalhadores e aliado á  melhora da economia. Por conta do aumento do poder de compra, da estabilização dos preços e das condições de crédito, o setor que mais influenciou nos resultados das vendas em janeiro foi o de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Sozinho, esse segmento registrou aumento de 10,8%, frente a 2009, e respondeu por quase 50% da taxa total do varejo do mês.

Outro setor que se destacou no primeiro mês do ano foi o de Móveis e eletrodomésticos. በque antes do término da redução do IPI para alguns itens da linha branca, os consumidores foram á s lojas para comprar os produtos beneficiados. Essa corrida acabou gerando um aumento de 16% no volume de vendas frente a janeiro de 2009.

Também as vendas do segmento Artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria estão muito acima das expectativas. Em janeiro, este setor vendeu 24% a mais do que em igual mês de 2009.  Outro segmento que impactou de maneira positiva os resultados das vendas do comércio varejista do Paraná em janeiro foi o de materiais para escritório, informática e comunicação. A queda de 7% dos preços dos itens desse grupo, nos últimos 12 meses, foi o principal motivo que elevou as vendas em 32% na comparação anual. Já o faturamento do setor iniciou o ano com aumento de 35%.

Confira o desempenho das vendas do comércio  do Paraná por setor:

Atividade

Vendas Jan10/Jan09  ReceitasJan10/Jan/09
Combustíveis e lubrificantes -3,27% -1,47%
Veículos, motos e peças 9,72% 7,66%
Materiais de construção 7,34% 9,95%
Hiper e supermercados, prod. alimentícios e bebidas 10,88% 13,11%
Hiper e Supermercados 11,19% 13,47%
Tecidos, vestuário e calçados 2,08% 6,32%
Móveis e eletrodomésticos 15,58% 17,55%
Artigos farmacêuticos, medicinais e perfumaria 24,13% 23,48%
Equip. e material para escritório e informática 32,02% 35,39%
Livros, jornais, revistas e papelaria 23,92% 33,58%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico 9,13% 17,61%
Comércio Varejista 10,7% 13,16%

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