HSBC capacita profissionais com deficiência
O HSBC Bank Brasil é o único banco de grande porte a atingir a lei de cotas por ter em seu quadro de funcionários mais de 5% de pessoas com deficiência, conforme a Lei 8.213/91 para empresas com mais de cem funcionários. A maior ação do HSBC para alcançar esse número foi a criação de um programa de capacitação profissional para este público, que treinou mais de 700 pessoas com deficiência. Iniciado em agosto 2006 e de abranência nacional, o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência tem duração de até 12 meses e é constituído de duas etapas:
A primeira, teórica, tem duração de até três meses. Os temas estudados são: Indústria Financeira, Código de Conduta, Finanças Pessoais, Compliance e Lavagem de Dinheiro, Etiqueta Empresarial, Histórico e Estrutura do Grupo HSBC, Matemática, Português, Técnica de Vendas, Atendimento a Clientes, Informática, Responsabilidade Social e Diversidade. A segunda etapa é prática e tem duração de até nove meses em uma das unidades do HSBC. Nesta fase o participante coloca em prática o aprendizado teórico com acompanhamento de um “padrinho”- um funcionário do banco.
Desde o primeiro dia de participação do programa, o treinando é contrato pelo banco e recebe salário e benefícios iguais aos demais colaboradores na mesma função. Segundo Antonio Carlos Schwertner, da área de Recursos Humanos, o programa permite ao HSBC reconhecer o potencial de cada indivíduo, o que facilita a colocação e estimula o aluno a buscar seu desenvolvimento e carreira dentro do banco. Deste modo, a diversidade é valorizada e o participante se sente parte do HSBC. O interessado deve cadastrar o seu curículo no site www.hsbc.com.br/ Sobre o HSBC/ Trabalhe no HSBC/ Diversidade. Os pré-requisitos são: ter no mínimo 18 anos, ensino médio e possuir laudo médico que comprove sua condição de Pessoa com Deficiência.