Mudança de comportamento do consumidor faz midia se reinventar
As empresas da área de mídia e entretenimento estão passando por uma fase de reinvenção, com foco em investimentos nas tecnologias digitais, que permitirão o relacionamento direto com o consumidor e o aumento do faturamento, revela pesquisa da Accenture, que inclui o Brasil entre os 17 países que tiveram executivos entrevistados. O estudo ainda encontra um consenso entre os mais de 100 executivos sênior pesquisados: a abordagem multiplataforma para a distribuição de conteúdo impulsionará o crescimento do faturamento da indústria. Quase dois terços (65%) dos pesquisados citaram novas plataformas como celulares e consoles de games como a principal fonte de receita no futuro. E, apesar da crise econômica, mais de dois terços (69%) disseram que suas companhias aumentaram os gastos em seus canais digitais em 2009, com o objetivo de melhorar a habilidade de entrega em múltiplas plataformas.
Os executivos entrevistados acreditam que a fonte primaria de crescimento de faturamento nos próximos três anos será a mobilidade/wireless (53%) e streaming online (44%). A maioria deles – 86% – listou a produção de conteúdo e inovação, o que inclui customização entre plataformas, como a mais importante nova capacidade permitida pela tecnologia digital. Já 64% destacaram o gerenciamento de acesso e distribuição, especialmente para redes móveis/wireless.
No momento, os grupos de comunicação estão competindo com as operadoras de telecomunicações, empresas de internet, eletrônicos, varejistas e novos entrantes que disputam o tempo de entretenimento do consumidor, sua atenção e dinheiro. Os empresários do setor citaram: competição cruzada por seus clientes (60%), declínio da demanda de negócios (47%) e mudanças estruturais na indústria (40%), como as principais razões para o investimento em tecnologia digital.
Como resultado de investimentos recentes, um terço (33%) das empresas está a três quartos do caminho da transformação do analógico – modelo offline de negócios – para uma empresa integrada digitalmente. Isso representa um aumento de 12% em relação a 2007 e 2008, quando apenas uma entre cinco das companhias pesquisadas eram digitais. Ainda assim, os executivos apontam alguns desafios para essa transformação.
A pesquisa analisa o impacto dos avanços das tecnologias digitas, modelos de negócios, a crise econômica e o aumento da competição pela atenção do consumidor em diversos segmentos da indústria de mídia e entretenimento, incluindo a televisão, videogames, filmes, rádio, editorial, entretenimento interativo e publicidade.