CIN-PR promove workshop sobre negócios com Moçambique
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), promove na próxima terça-feira (27) o 1º Workshop de Oportunidades de Negócios com Moçambique. O evento, que será realizado no Cietep, em Curitiba, conta com a parceria do Consulado da República de Moçambique e apoio da Cá¢mara de Comércio Brasil-Moçambique. Durante o workshop, será traçado um panorama do país africano e das oportunidades que podem ser aproveitadas por empresas brasileiras. Na ocasião, também será apresentada a missão que levará empresários para visitar a Feira de Indústria e Comércio de Moçambique (Facim).
O cônsul de Moçambique no Brasil, Adilson Romualdo Neves, que participará do workshop, afirma que as possibilidades para empresas brasileiras que querem ampliar seus negócios para o país africano são inúmeras. Moçambique hoje é um canteiro de obras, especialmente de infraestrutura, com muitas empresas brasileiras já atuando no país. A capital Maputo, por exemplo, tem vários prédios sendo construídos, com muitas oportunidades relacionadas ao setor de construção civilâ€, afirma. As possibilidades, porém, se estendem para diversos outros setores, segundo Neves. Há muito mercado para cosméticos, medicamentos, produtos agícolas, máquinas e equipamentos, alimentos e tantos outrosâ€, diz.
Além de um país em crescimento, o cônsul afirma que Moçambique oferece um ambiente propício para a entrada de negócios brasileiros. በum país que fala português, tem boas relações com o governo brasileiro, possui cinco grandes portos, uma localização estratégica, um novo código de benefícios fiscais, um grande potencial em recursos minerais e tem estabilidade política, sendo o terceiro país da áfrica pelo índice de paz da ONUâ€, enumera Neves. Outra vantagem, segundo o cônsul, é a facilidade para se abrir uma nova empresa em território moçambicano. Isso se consegue em 30 ou 40 diasâ€, garante.
Além das possibilidades para empresas que queiram se instalar em Moçambique, o workshop também mostrará oportunidades para companhias brasileiras que queiram vender seus produtos para o mercado africano. De acordo com Neves, o país pode servir de porta de entrada para produtos brasileiros na Comunidade para o Desenvolvimento da áfrica Austral (SADC, na sigla em inglês), bloco econômico cujos países totalizam uma população de mais de 280 milhões de habitantes.
Atualmente, o Brasil é majoritariamente exportador na relação comercial com Moçambique. No ano passado, empresas brasileiras vendaram U$ 242 milhões em produtos ao país africano. As companhias paranaenses responderam por apenas 3,57% do total (U$ 3,85 milhões), exportando principalmente alimentos. As importações brasileiras vindas de Moçambique, por sua vez, totalizaram somente U$ 2,12 milhões, sendo que nenhuma empresa do Paraná comprou produtos do país africano.