CIN-PR promove workshop sobre negócios com Moçambique

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), promove na próxima terça-feira (27) o 1º Workshop de Oportunidades de Negócios com Moçambique. O evento, que será realizado no Cietep, em Curitiba, conta com a parceria do Consulado da República de Moçambique e apoio da Cá¢mara de Comércio Brasil-Moçambique. Durante o workshop, será traçado um panorama do país africano e das oportunidades que podem ser aproveitadas por empresas brasileiras. Na ocasião, também será apresentada a missão que levará empresários para visitar a Feira de Indústria e Comércio de Moçambique (Facim).

O cônsul de Moçambique no Brasil, Adilson Romualdo Neves, que participará do workshop, afirma que as possibilidades para empresas brasileiras que querem ampliar seus negócios para o país africano são inúmeras. Moçambique hoje é um canteiro de obras, especialmente de infraestrutura, com muitas empresas brasileiras já atuando no país. A capital Maputo, por exemplo, tem vários prédios sendo construídos, com muitas oportunidades relacionadas ao setor de construção civil”, afirma. As possibilidades, porém, se estendem para diversos outros setores, segundo Neves. Há muito mercado para cosméticos, medicamentos, produtos agícolas, máquinas e equipamentos, alimentos e tantos outros”, diz.

Além de um país em crescimento, o cônsul afirma que Moçambique oferece um ambiente propício para a entrada de negócios brasileiros. በum país que fala português, tem boas relações com o governo brasileiro, possui cinco grandes portos, uma localização estratégica, um novo código de benefícios fiscais, um grande potencial em recursos minerais e tem estabilidade política, sendo o terceiro país da áfrica pelo índice de paz da ONU”, enumera Neves. Outra vantagem, segundo o cônsul, é a facilidade para se abrir uma nova empresa em território moçambicano. Isso se consegue em 30 ou 40 dias”, garante.

Além das possibilidades para empresas que queiram se instalar em Moçambique, o workshop também mostrará oportunidades para companhias brasileiras que queiram vender seus produtos para o mercado africano. De acordo com Neves, o país pode servir de porta de entrada para produtos brasileiros na Comunidade para o Desenvolvimento da áfrica Austral (SADC, na sigla em inglês), bloco econômico cujos países totalizam uma população de mais de 280 milhões de habitantes.

Atualmente, o Brasil é majoritariamente exportador na relação comercial com Moçambique. No ano passado, empresas brasileiras vendaram U$ 242 milhões em produtos ao país africano. As companhias paranaenses responderam por apenas 3,57% do total (U$ 3,85 milhões), exportando principalmente alimentos. As importações brasileiras vindas de Moçambique, por sua vez, totalizaram somente U$ 2,12 milhões, sendo que nenhuma empresa do Paraná comprou produtos do país africano.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *