Microempresa também pode se transformar em franquia
Um negócio que vem crescendo a passos largos é o de franquias. Nos últimos 13 anos, por exemplo, o faturamento do setor cresceu 262% e segundo informações da Associação Brasileira de Franchising ultrapassou a casa dos US$ 35 milhões. Já o número de empresas franqueadas e franqueadoras também cresceu mais de 200%. De acordo com o Sebrae, hoje temos em operação 1.643 franquias e quase 80 mil empresas franqueadas . Este bom desempenho se justifica pela melhora das condições socioeconômicas do País, já que o setor de franquias acompanha o crescimento do mercado interno brasileiro.
Quando se analisa as franquias por setor, os negócios de alimentação são os que mais apresentam expansão. Nos últimos três anos, as franquias de alimentação responderam por 17% do faturamento total das franquias. Também se destacam as franquias de vestuário e calçados e informática e eletrônicos.
Diante de números tão positivos, o Sebrae também vê um grande potencial de crescimento no sistema de franquias para as micro e pequenas empresas. Para tal, já está desenvolvendo novas metodologias, para tornar empresas franqueadoras ou franqueadas nos próximos anos.
Entre os segmentos que podem ser beneficiados pelo setor de franquias, estão os pequenos negócios relacionados com serviços domésticos e aulas de reforço escolar. Mas, para uma micro e pequena empresa se torne uma franquia, é necessário ter alguns requisitos, como uma marca estabilizada no mercado, em nível regional ou nacional, e produtos e serviços padronizados.