Empresas já encontram dificuldades para preencher vagas de temporários

O comércio está otimista com as vendas de fim de ano. A previsão é de que o Natal deste ano seja o melhor da história no que se refere á  abertura de vagas temporárias. No Paraná, a expectativa é de que 10 mil vagas temporárias sejam abertas até o fim do ano. Mas o maior problema será preencher estas vagas, pois o funcionário qualificado está empregado e quem está disponível se dá ao luxo de fazer exiências com relação a salário e horário de trabalho. Eu conversei com analistas e diretoras de empresas de Recursos Humanos e o que pude sentir é uma grande preocupação em preencher as vagas temporárias, que já estão abertas em supermercados, perfumarias e lojas de brinquedos.

A analista de RH da Manpower Staffing, Silmara Spina, me disse que a situação é caótica. Quanto menor a renda e menor o nível intelectual exigido para o cargo, mais difícil fica de preencher a vaga. Existem vários casos de trabalhadores que mesmo depois de terem a carteira de trabalho assinada pelo empregador, desistem do trabalho e, por incível que pareça, preferem viver dos recursos da Bolsa Família.

Nos supermercados, o salário de R$ 600 de um operador de caixa deixou de ser atraente. E o que se vê, é que em muitos casos, o trabalhador troca o emprego do supermercado pela loja de shopping, que paga um piso de R$ 700 mensais. Outra dificuldade que as empresas de recrutamento de pessoal encontram é o horário de trabalho. Pouca gente disponível aceita as vagas cujo horário se estende até as 22 horas. Também não há mão de obra disponível para auxiliar de estoque, função esta bastante requisitada para esta época do ano.

Diante deste quadro, a única coisa que se tem para fazer neste momento, segundo me contou a analista de RH, Silmara Spina, é intensificar ainda mais as buscas de mão de obra.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *