Tendência de preços baixos para o GNL

A médio prazo, o cenário de abundá¢ncia de gás não-convencional no mercado norte-americano tenderá a manter os preços do gás natural em um patamar reduzido. A previsão foi feita nesta quarta-feira (15) pelo engenheiro químico Marcelo Alfradique, autor de estudo sobre o mercado global do GNL (Gás Natural Liquefeito) em parceria com três colegas da Empresa de Pesquisa Energética (Marco Radu, Wellington Campos e Carlos Pacheco).

Com a demanda enfraquecida e novas fontes de liquefação que entraram em operação, o mercado global de GNL passou de favorável ao vendedor a favorável ao comprador”, observou o especialista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que apresentou o estudo  na sessão técnica Tendências dos Mercado Global de GNL”, na Rio Oil & Gas. Afetado pela crise econômica de 2008, o mercado global do GNL já iniciou no ano passado um tênue processo de recuperação, mas que ainda não resultou em aumentos significativos nos volumes praticados, relatou Alfradique.

O quadro do GNL no Brasil foi qualificado pelo engenheiro químico como ainda incipiente, mas em expansão”. Já há dois terminais de regaseificação no Brasil, em Pecém (Ceará), com capacidade para processar 7 milhões de m3/dia; e na Baía de Guanabara (RJ), com 14 milhões m3/dia.Temos ainda a sinalização de dois novos terminais capacitados para processar 14 milhões de m3/dia, com operação a se iniciar em 2014, e uma unidade de floating LNG, para o pré-sal, a partir de 2015”, conclui.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *