Caminhos do Sabor contempla 25 cidades em 2010
Aumentar a competitividade dos principais destinos tuísticos do Brasil por meio da gastronomia e atrair um maior fluxo de visitantes para o local. Esses são os objetivos do projeto Caminhos do Sabor que visa, além da valorização dos atrativos da culinária e a capacitação profissional, a melhoria da gestão financeira de cada bar e restaurante envolvido. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio á s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Realizado em cinco etapas, O Caminhos do Sabor dura entre cinco e oito meses e contemplará, até o final do projeto, cerca de 2.900 empresas em 75 destinos tuísticos brasileiros. Na primeira, Envolvimento de Lideranças Locais, é formado um grupo de lideranças por representantes de empresários, poder público, aências de desenvolvimento e da sociedade civil. Os participantes precisam desempenhar a função de coordenação estratégica do projeto, definir a localidade geográfica atendida pelas ações, identificar e mobilizar as empresas nos procedimentos de pesquisa e desenvolvimento empresarial e na elaboração de um Plano de Ação.
Na segunda, Pesquisa de Oferta e Demanda, é realizada uma análise de produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação fora do lar, sob a ótica da comida do lugarâ€, com base no desejo dos turistas e consumidores locais. Na terceira, Plano de Ação do Destino, ocorre a apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo de governança e a construção de um plano de ação para o destino a partir da análise das informações.
Na quarta etapa, Lançamento Oficial, são convidadas autoridades, trade tuístico, imprensa e empresários do setor. Também são apresentados aos empresários o escopo do projeto e a adesão das empresas – aproximadamente 40 por localidade.
A última, Desenvolvimento Empresarial, envolve cursos, treinamentos em qualidade no atendimento, gestão financeira e manipulação de alimentos e segurança alimentar, além da tradução de cardápios para o inglês e espanhol e consultoria individualizada para melhoria geral dos estabelecimentos.