Indústria do Paraná supera gargalos com investimentos em tecnologia e produtividade
A Sondagem Industrial 2011, pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgada nesta terça-feira (14) revela que a indústria do Paraná tem tentado superar os gargalos com investimentos em tecnologia e a busca de ganhos de produtividade. Atualmente, 85% das empresas dizem estar tecnologicamente em dia ou adiantadas em relação aos competidores nacionais – em 2002, esse índice era de 72%. Em relação aos concorrentes internacionais, o indicador passou de 36% em 2002, para quase 45% no último levantamento.
Das empresas que pretendem investir em 2011, 54,6% dizem que se dedicarão á modernização tecnológica. Isso faz sentido porque, se de um lado a valorização do real reduz a competitividade externa, ela ajuda as indústrias a incorporarem novas tecnologiasâ€, explicou Mauílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Fiep. Esse fator está ligado ao investimento que está sendo feito em treinamento e gestão de pessoal, necessário para a modernização tecnológica.â€
De acordo com a sondagem, 62% das empresas apontaram o treinamento da mão de obra como o caminho para superar os concorrentes, sendo que 54,6% das companhias reservam recursos para investir em capacitação. Além disso, elas estão se dedicando ao enxugamento de custos (53,4% dos casos), lançando novos produtos (52,3%) e adotando novas tecnologias (47,7%).