CNI considera inadequado o aumento dos juros
O aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de juros é inadequado e desconsidera a tendência atual de evolução dos preços e da atividade econômica. A avaliação é do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Há indicadores recentes que confirmam o desaquecimento da atividade, provocado por medidas de restrição ao crédito, pela valorização do cá¢mbio e a elevação dos juros em janeiroâ€, disse Andrade, ao comentar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que aumentou a taxa Selic para 11,75% ao ano.
Ele observou que a alta da inflação é resultado da elevação dos preços dos alimentos e das commodities no mercado internacional, que não é influenciado pela variação dos juros no Brasil. Mas a alta dos juros tem impacto negativo sobre os investimentos e a produção industrialâ€, alertou.
O presidente da CNI acrescentou que o corte no orçamento da União, definido nessa semana, dá maior coerência á s políticas monetária e fiscal, e permitiria um ritmo menos intenso de elevação dos juros.