You are here
Home > Sem categoria > Ipiranga inaugura 1º posto ecoeficiente no Paraná

Ipiranga inaugura 1º posto ecoeficiente no Paraná

A Ipiranga vai inaugurar nesta quarta-feira (25), o primeiro posto ecoeficiente do Paraná, na cidade de Arapongas. O principal diferencial destas unidades é a redução dos impactos ambientais em todas as fases do negócio, começando pelo projeto, passando pela construção, até a operação e depuração. O objetivo principal é aumentar a eficácia da gestão de energia, água, resíduos e materiais utilizados durante essas etapas. A iniciativa tem origem nos princípios de gestão voltados para a sustentabilidade, que direcionam o trabalho da companhia.

A Ipiranga construiu o primeiro posto ecoeficiente do Brasil, em Porto Alegre (RS), inaugurado em 2009. Hoje, já foram construídos 20 postos com este padrão nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. A previsão é que mais 90 unidades sejam instaladas até o final do ano. O posto que será inaugurado em Arapongas, no Paraná, fica na Avenida Gaturamo, 556.

Entre os diferenciais do posto ecoeficiente estão o reaproveitamento da água da chuva e da lavagem de veículos (quando instalada); instalação de fechamento automático em torneiras e chuveiros e redução de consumo de água nas descargas dos vasos sanitários; melhor aproveitamento da luz natural, integrando-a com a artificial, emprego de reatores, lá¢mpadas e luminárias mais eficientes, além da instalação de sensor de presença para evitar o desperdício, o que pode levar a uma redução de 34% no consumo de energia elétrica da iluminação artificial. Já o aquecimento de água é feito por meio da energia solar.

Na pista de abastecimento, foi utilizada estrutura metálica, single deck, sistema de montagem de peças sem solda, onde a telha faz o papel do forro, reduzindo ainda mais a quantidade de material utilizado. Além dos dois sistemas steel framing e single deck serem facilmente desmontados e reutilizados em outro local, também são essencialmente feitos em aço, material 100% reciclável.

Deixe uma resposta

Top