Curitibanos criam novo site de financiamento coletivo

O ComeçAki (www.comecaki.com.br) é o novo site brasileiro voltado ao financiamento coletivo. Idealizado por quatro jovens de Curitiba, a ferramenta tem o objetivo de incentivar, por meio da colaboração de internautas e de organizações, a captação de recursos para viabilizar iniciativas nas áreas ambiental, social, cultural, esportiva, pessoal, jornalística, de eventos e empreendedorismo. De acordo com Bruno Barros, um dos idealizadores do site, o serviço foi criado para ser um diferencial entre as outras propostas de crowdfunding. A maioria das plataformas que trabalham com o financiamento coletivo são voltadas para projetos sociais e culturais, a nossa abrange também outros setores como o esportivo e de formação educacional e pessoal. Nós buscamos incentivos para atletas que não possuem patrocínio, estudantes que precisam de bolsas de estudo, músicos, empreendedores, ONGs, viagens de congressistas e outros.

O ComeçAki é extremamente participativo, qualquer pessoa que tenha uma ideia, seja ela um sonho, uma oportunidade, um desejo ou uma melhoria para a sociedade, pode participar para a captação dos recursos iniciais”, completa Barros. Qualquer pessoa física ou juídica pode incluir um projeto no ComeçAki, que informa detalhadamente os critérios e como realizar o processo.  በobrigatório o envio de um vídeo com a apresentação do projeto. O site possui um canal de dicas para a adequação das iniciativas. A ideia entrará no ar, após ser validada pela equipe do site. O candidato precisa dizer quanto ela vai custar e definir como será a recompensa para os financiadores. Orientamos que sejam elaboradas no máximo seis recompensas criativas. Elas devem ser personalizadas de acordo com a quantia das doações”, diz Barros.

O peíodo máximo para arrecadação é de 90 dias.  Se o valor estipulado para a concretização do projeto não for arrecado, o dinheiro doado é devolvido ao colaborador,” completa o estudante. Entre os projetos de destaque do site, estão a gravação de DVD de 25 anos da banda Velhas Virgens” e a ação Juventude ênero e Espaço Público”, do Instituto Sou da Paz. Com a proposta de gravar todos os clássicos em um show especial, a banda  Velhas Virgens” já arrecadou  49% do total previsto de R$ 25.556. As recompensas são atrativas e vão desde um DVD e camisetas até a gravação de música especial para os colaboradores.

Já o Instituto Sou da Paz pede a contribuição de R$ 20 mil para viabilizar ações desenvolvidas por jovens, que estimulam a convivência pacífica e democrática por meio da cultura e do esporte. Entre elas, eventos de hip hop, peças teatrais e os cursos de capacitação: Mulheres na Cena” que acontece no Grajaú, zona sul de São Paulo, apenas para o público feminino e o Trampolim de Ideias”, oferecido para jovens homens e mulheres, no Jaçaná, zona norte da capital paulista. De acordo com o valor doado, os colaboradores têm diversificadas recompensas.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *