You are here
Home > Sem categoria > Dólar sobe depois de seis dias de perdas

Dólar sobe depois de seis dias de perdas

Depois de seis dias de quedas consecutivas, o dólar abriu nesta quarta-feira (27) com alta de 1,35% cotado a R$ 1,56. A virada no cenário é motivada pelas medidas cambiais anunciadas pelo governo.Pressionado pela elevada valorização do real frente ao dólar e pela consequente queda na competitividade das exportações brasileiras, o governo brasileiro publicou no Diário Oficial nesta quarta decreto impondo taxação de 1% sobre as operações de derivativos cambiais feitas por investidores brasileiros e estrangeiros no país.

A medida provisória autoriza o Conselho Monetário Nacional, para fins da política monetária e cambial, estabelecer condições específicas para negociação de contratos de derivativos. O objetivo é conter a desvalorização do dólar, que nesta semana chegou aos menores patamares vistos nos últimos 12 anos. De acordo com o decreto do governo, no caso de operações relativas a títulos ou valores mobiliários envolvendo contratos de derivativos de uma forma geral, a alíquota máxima de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é de 25% sobre o valor da operação.

Segundo analistas, as operações com derivativos cambiais têm grande influência sobre a cotação da moeda do dólar no mercado á  vista. A moeda barata contribui no combate á  inflação, meta prioritária do governo, mas torna as exportações brasileiras menos competitivas, informa o portal Infomoney.

Deixe uma resposta

Top